Saiba como decorar sua casa de acordo com o Feng Shui

0
1472

Paz, alegria e prosperidade: quem não deseja isso para o seu lar? É justamente na atração de toda essa energia positiva que o Feng Shui pode funcionar a seu favor. E você, já conhecia a expressão?

O Feng Shui é uma técnica chinesa milenar que busca a harmonização dos ambientes através da organização dos espaços, permitindo um maior fluxo das energias que podem trazer resultados positivos para nossas vidas. Ele pode ser aplicado em toda a casa ou apenas em um cômodo – com ele, é possível ativar, através do uso das cores e determinados objetos, as oito áreas da vida: espiritualidade, trabalho, prosperidade, família, relacionamentos, criatividade, sucesso e amigos.

Se você gostou da ideia de unir decoração a bons fluidos para você e sua família, está mais do que na hora de apostar na técnica. Confira as dicas que selecionamos para te ajudar a decorar a casa de acordo com o Feng Shui!

Decoração na porta de entrada: receba bem seus visitantes

Para decorar de acordo com o Feng Shui, você pode começar logo na entrada da sua casa ou apartamento. Dê boas vindas a quem chega com esculturas, quadros, vasos de plantas, flores e outros objetos de decoração já no hall ou no portal.

Próximos à porta de entrada, podem ser colocados objetos de proteção conforme sua crença. Posicionar um espelho em forma de baguá (símbolo octogonal do Feng Shui) neste local, por exemplo, ajuda a afastar as energias negativas. Ao utilizar espelhos, cuide sempre para que as pessoas não tenham a imagem de suas cabeças cortadas ao olhar para eles.

Ponto de encontro: decoração para a sala de estar 

A sala de estar é o ponto de encontro da família. É interessante decorar este ambiente com objetos de cerâmica, peças de formato quadrado ou retangular, fotos da família e amigos e plantas em vasos com terra. As cores indicadas para essa área são tons de amarelo, laranja e marrom, que representam a estabilidade e a força do elemento terra. Este elemento rege a energia do centro da casa e é responsável pela saúde física, pelas emoções e pelo equilíbrio do ambiente e das pessoas.

Refeições tranquilas

A mesa de jantar é um símbolo da estabilidade e prosperidade familiar. Deve-se dar uma atenção especial a ela! Mantenha a mesa sempre arrumada, com flores, objetos de decoração ou uma toalha bonita.

Riqueza na cozinha

A cozinha é representada pelo elemento fogo e ativa a nossa riqueza. É importante que o local possua uma boa iluminação, preferencialmente natural. Fique atento também à disposição do fogão: ele é um símbolo da prosperidade e não deve ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira. Lembre-se ainda de deixá-lo sempre limpo e funcionando corretamente.

Nesta parte da casa, é essencial manter armários e gavetas sempre organizados internamente: de acordo com o Feng Shui, este cuidado ajuda a manter a vida financeira em ordem. Outra dica é expor as frutas em travessas e fruteiras para elevar o chi, que é a energia vital.

Descanso garantido: quartos devem ser para relaxar

Os quartos precisam ser ambientes de descanso e relaxamento. A primeira ação, neste sentido, deve ser retirar destes locais os objetos relacionados ao estudo ou trabalho. Escolha cores suaves para as paredes e cortinas. A cama deve ficar posicionada diante da porta de entrada, mas não com os pés voltados para ela. Para os quartos infantis, os brinquedos são bem- vindos – evite apenas os que possuírem cores muito vibrantes para não causar agitação. Os quadros devem ser colocados na altura dos olhos das crianças.

Gostou das dicas de decoração de acordo com o Feng Shui? Se você já está no clima da técnica milenar e vai redecorar a casa, a última dica é aproveitar para fazer uma limpeza física e energética. Separe sapatos, roupas, livros e até mesmo móveis que você não utiliza mais e faça uma doação. Sua casa ficará mais leve e repleta de energia positiva, e você ainda ajudará outras pessoas.

Já conhecia a técnica? Fique à vontade para compartilhar suas dicas de decoração Feng Shui nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria