Saiba tudo sobre a decoração retrô

0
1242

A moda retrô invadiu as passarelas, está presente nos editorias de moda, tem sido vista nas ruas e, como não poderia deixar de ser, já conquistou espaço no universo da arquitetura e da decoração de interiores. Você curte essa pegada vintage, gosta de relíquias do tempo da vovó, mas tem medo de deixar sua casa muito ultrapassada? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como modernizar seu lar doce lar mesmo com elementos do fundo do baú na composição. Vamos lá?

Aposte em móveis clássicos

Existem peças de mobiliário que simplesmente nunca ficam ultrapassadas. É o caso das charmosíssimas penteadeiras, por exemplo, que podem ser usadas em quartos e closets. Entretanto, para que o visual não soe antigo e clichê, prefira penteadeiras coloridas às tradicionais penteadeiras de madeira. Tonalidades vibrantes como o amarelo, o azul e o rosa pink estão super em alta!

Acerte na escolha das cores

Para conseguir um efeito que equilibre bem o vintage com o moderno, seja criterioso na escolha das cores das paredes, dos móveis e dos objetos decorativos. O branco, o bege e o cinza são tons que fizeram sucesso no passado e permanecem sendo boas pedidas. Já o marfim e o mogno foram moda na década de 90 e nos anos 2000, mas hoje são ultrapassados.

Dispense o excesso de detalhes

Cuidado com babados, volume excessivo e design arrendondado demais! Tudo isso caiu por terra e, hoje em dia, as linhas retas são as mais indicadas — exceto em projetos exclusivamente retrôs. Atualmente, quanto mais clean melhor. Informações demais podem acabar deixando a decoração pesada e fora de moda.

Prefira tecidos leves

Sabe aquelas cortinas cheias de camadas, babados, cores fortes e sobreposições? Pois bem, elimine-as de uma vez por todas do seu projeto decorativo, evitando o acúmulo de poeira e o peso na estética do ambiente. Nesse caso, é melhor investir em cortinas clarinhas ou persianas mais simples, já que aqui o menos é mais!

Certifique-se do estado das peças

Sem dúvida nenhuma, dá para montar uma decoração super moderna, por mais que você não queira se desfazer dos móveis antigos. Para isso, basta escolher muito bem as peças. Ao andar pelos brechós e antiquários por aí, observe com atenção o estado dos móveis que pretende levar para casa. Além disso, restaure elementos, dê uma nova funcionalidade a móveis que você já possui, mude a cor daquela velha máquina de costura, reforme o sofá e mescle os itens antigos com itens novos.

Use artesanatos com sabedoria

O artesanato é uma bela maneira de aliar passado e presente na decoração da casa, não concorda? Mas os elementos artesanais também devem ser usados com sabedoria e equilíbrio. Assim, se você forrar a cama com uma colcha de crochê, por exemplo, não precisa colocar almofadas de fuxico sobre ela ou um tapete de retalhos no chão! É melhor fazer uma composição que tenha também referências mais modernas.

Valorize as memórias afetivas

Emoções, sentimentos e tradições nunca saem de moda. Se você herdou uma louça bonita de um ente querido ou não abre mão de ter fotos antigas na sua decoração, vá em frente e exponha suas relíquias! As memórias afetivas deixam a décor cheia de personalidade! Agora comente aqui e nos conte qual das nossas dicas chamou mais sua atenção! Já procura conciliar esses estilos na decoração da sua casa? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria