Saiba como usar pastilhas na decoração da casa

0
1145

As pastilhas se tornaram os revestimentos queridinhos na decoração de banheiros e de cozinhas. Mas você sabia que elas também podem ser aplicadas em outros lugares da casa? Práticas, bonitas e versáteis, as pastilhas podem ser grandes aliadas em projetos dos mais diversos cômodos, bastando para isso saber usá-las a favor da composição. Quer saber como usar pastilhas na decoração da sua residência? Então continue lendo esta postagem e descubra maneiras incríveis para renovar o visual do seu lar. Vamos lá?

Como usar pastilhas na decoração

Atualmente existem vários tipos de pastilhas disponíveis no mercado: transparentes, metalizadas, monocromáticas, de vidro, de cerâmica e assim por diante. Com toda essa variedade, é preciso ficar ainda mais atento para escolher aquelas que realmente combinarão com seu projeto. Assim, se a decoração seguir um estilo minimalista, por exemplo, dê preferência a pastilhas neutras. Projetos clássicos podem ser arrematados com tons sóbrios, enquanto cômodos de ar futurista podem ser cobertos com modelos prateados. Está pensando em uma décor ousada e moderna? Então que tal misturar cores e texturas?

Onde aplicar pastilhas em sua casa

Cozinhas e banheiros

Hoje em dia as pastilhas são clássicos consagradíssimos na composição de banheiros e de cozinhas. E nesses espaços não há muitas regras quanto ao uso dessas pecinhas, que podem ser aplicadas tanto dentro do box ou sobre as demais paredes do banheiro, enquanto na cozinha podem compor o pano de fundo para o fogão, por exemplo, ou até mesmo contornar todo o ambiente. Nesses casos, opte pelas pastilhas de vidro e certifique-se de que o rejunte não tenha falhas, uma vez que esses ambientes são bastante úmidos.

Quartos

Quando se trata de decoração com pastilhas, não só é possível como é recomendável fugir de composições previsíveis. Uma boa maneira de fazer isso é usar esses pequenos ladrilhos para formar um desenho na cabeceira da cama. Enfeitar uma das paredes do quarto com mosaicos também pode funcionar, desde que a cor e o material das pastilhas dialoguem com o restante do projeto.

Móveis e outras superfícies

As pastilhas também podem customizar quase tudo: prateleiras, mesas, bancadas, bancos e até mesmo assentos de alvenaria! Só evite o uso das pecinhas no revestimento de pisos, ok? As pastilhas não foram criadas — e nem podem ser adaptadas — para essa finalidade, uma vez que costumam ser escorregadias e podem causar acidentes em casa.

Jardins de inverno

No cantinho de uma sala, debaixo de uma escada ou no final de um corredor, os jardins de inverno são soluções de decoração pra lá de interessantes e ficam ainda mais bonitos com a aplicação das pastilhas. Com os modelos amadeirados, em tons de bege e de marrom, os ladrilhos contrastam com o verde das plantas e conferem um ar rústico ao espaço. Vale lembrar que as pastilhas de bambu, de cerâmica ou de vidro são ótimas para jardins internos.

E você, decidiu como usar pastilhas na decoração da sua casa? Compartilhe suas ideias conosco aqui no espaço para comentários! E se você deseja receber outras dicas e ficar por dentro das últimas tendências do universo do design de interiores, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria