Saiba como usar faixas decorativas no banheiro

0
3716
faixa-decorativa

Elemento que tem obtido cada vez mais destaque na decoração dos ambientes, as faixas garantem ao visual um toque mais sofisticado sem a necessidade de grandes intervenções na estrutura. O custo-benefício é uma de suas maiores vantagens, já que é necessário um investimento relativamente baixo para obter o resultado esperado.

O banheiro é um dos cômodos onde as faixas decorativas são mais bem aproveitadas. Com raras exceções, esse ambiente possui pouca variação de tonalidades ou itens que adicionem mais personalidade a ele. O elemento é utilizado para quebrar esse padrão e tornar o cômodo mais interessante.

faixas-decorativas
Faixas decorativas combinam perfeitamente em banheiros!

Como aplicar as faixas decorativas

O efeito visual é criado ao adicionar um “ponto de atenção” em meio a um espaço vazio. No banheiro, as faixas decorativas, são usadas para quebrar a monotonia dos tons escolhidos para o ambiente. Dessa forma, elas trazem um componente de destaque para uma área sem “vida”.

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para criar as faixas decorativas. No entanto, nem todos podem ser aproveitados para o banheiro, pois o ambiente é bastante úmido, característica que deve ser levada em consideração na hora da escolha. Para o cômodo, os mais indicados são:

Como escolher a faixa

Depois de se certificar que possuem uma boa durabilidade quando expostos à água, o passo seguinte é avaliar se as faixas combinam com o revestimento das paredes. Não é necessário que elas sejam do mesmo material, mas precisam formar um visual harmonioso. Não existem regras para isso, sendo apenas necessário tomar cuidado para que o elemento não chame atenção demais ou fique escondido na parede.

faixa-decorativa
Não existem regras para faixas decorativas!

Altura das faixas

Não existe uma regra de ouro que determina onde e nem a altura das faixas decorativas. Assim como em relação à cor, aqui também deve ser levado em consideração apenas o bom senso. Uma dica para tornar a disposição mais harmoniosa é observar a altura de elementos como: interruptores, janelas e até mesmo dos móveis para criar composições que conversem com eles. Sendo assim, antes de iniciar a aplicação, é importante avaliar a decoração e encontrar o melhor ponto para colocá-las.

Esse conteúdo foi útil para você? Aqui no blog da Casa Show, nós temos outros artigos para quem deseja reformar o seu banheiro.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria