Saiba como uma reforma planejada pode valorizar imóveis antigos

0
1112

Não são apenas os imóveis novos que têm o seu valor. Imóveis antigos também têm o seu charme e, muitas vezes, são mais atrativos do que aqueles imóveis novos, não é mesmo? Mas, problemas elétricos e hidráulicos, rachaduras, infiltrações, pinturas e pisos antigos, podem afastar possíveis interessados.

Por isso, realizar uma reforma planejada na sua casa ou apartamento pode ser uma grande chance de valorizar o imóvel e, ao mesmo tempo, deixá-lo mais confortável. Neste post, mostraremos como uma reforma planejada pode valorizar os imóveis antigos.

Como valorizar imóveis antigos com uma reforma planejada?

Modernizando as estruturas

A defasagem natural dos imóveis mais antigos está fazendo com que muitos apostem na recauchutagem e modernização estruturais – o chamado retrofit. Se o intuito é valorizar e dar um ar mais atual à construção, reformar pode ser uma boa escolha.

Mudanças estruturais, como derrubar paredes ou mexer no telhado valorizam o imóvel. Mas atenção: por serem alterações pontuais, é importante consultar um bom especialista antes de realizar quaisquer mudanças.

Pintando as paredes

Dentre as melhorias que podem ser realizadas, a pintura é uma das mais eficazes. Paredes com cores claras dão a sensação de que o espaço é maior, mais bem iluminado e arejado.

Reformando a parte elétrica

Uma reforma planejada na parte elétrica também é bem-vinda, já que a demanda de pontos de energia por toda a casa é bem maior nos dias de hoje.

Impermeabilizando pisos e paredes e trocando a parte hidráulica

A mesma atenção vale para a parte hidráulica, e a impermeabilização de pisos e paredes também é de suma importância. Apesar de parecer um investimento desinteressante, isso evitará inúmeros problemas futuros, tais como infiltrações, rachaduras, mofo, dentre muitos outros.

Substituindo pisos e cerâmicas

A troca de pisos e cerâmicas também é muito atrativa, já que esse tipo de reforma dá um ar mais renovado ao ambiente. Além de estampas mais atuais, o desgaste natural das peças antigas pode desagradar olhares mais atentos.

Quais os cuidados necessários durante a reforma?

Mesmo que não seja necessário realizar uma grande reforma, é sempre bom ficar atento aos detalhes, pois são eles que agregam valor ao imóvel. Por exemplo, escolher uma tinta lavável para evitar manchas e tapar os furos das paredes com massa corrida são ajustes simples e que podem dar uma renovada no ambiente.

O banheiro também precisa causar uma boa impressão. Verifique se há vazamentos na válvula de descarga e, se houver, regule-a ou troque-a, se necessário. Também é importante evitar mau cheiro no ralo, colocando um sifão corretamente nas saídas de água.

Quais os benefícios de uma reforma bem feita?

Além de oferecer mais conforto para os moradores, é muito mais seguro saber que uma casa ou apartamento, além de lindo, está em perfeitas condições. O bom estado de conservação, a sensação de segurança e conforto são valores que influenciam diretamente na hora de vender ou alugar um imóvel. Pesquisas indicam que uma reforma pode valorizar em até 30% o imóvel.

Para não errar na hora da reforma, é importante ter o acompanhamento de um responsável pelo projeto. Lembre-se de que mesmo com o investimento inicial, no fim das contas, é ele quem te ajudará a economizar e a tomar as decisões certas.

Se a sua intenção é vender um imóvel, talvez esteja na hora de começar a pensar em investir em uma reforma planejada e valorizar ainda mais a sua propriedade, não é mesmo?

Gostou do nosso post? Então descubra os erros de reforma e manutenção mais comuns que desvalorizam o seu imóvel e saiba como evitá-los!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria