Saiba como limpar o piso da sua casa de forma rápida e segura

0
112

Para manter o piso limpo e brilhante nem sempre água e detergente é o suficiente. Dependendo do tipo de revestimento, alguns cuidados especiais devem ser tomadas para recuperar o aspecto de casa nova.

Mas não se preocupe pois, com exceção de alguns tipos específicos de revestimento, a maior parte deles não exige um esforço extraordinário. Basta utilizar os produtos e técnicas certos e a limpeza de piso pode ser feita com eficiência e sem maiores problemas.

Confira neste post como a maneira correta de limpar diferentes tipos de piso.

Foto prostooleh

Porcelanato

A facilidade de manutenção é uma das vantagens dos pisos de porcelanato. Eles têm baixa absorção da sujeira, o que facilita a sua limpeza. Os modelos mais brilhantes são ainda mais fáceis de se limpar.

Para deixá-lo como novo basta tirar o pó com a vassoura ou o aspirador e depois passar um pano umedecido com água e com um pouco de detergente neutro.

Cerâmico

A limpeza do piso cerâmico é bastante semelhante ao porcelanato. É preciso recolher o pó e depois utilizar o pano umedecido apenas com água e com algumas gotas de detergente neutro.

Porém, cabe um cuidado extra: alguns tipos de pisos cerâmicos podem ser mais delicados e sujeitos a riscos. Por isso, utilize sempre uma vassoura macia. A exceção são os pisos com antiderrapante, nos quais pode-se utilizar uma vassoura de cerdas mais duras.

Granito

O principal cuidado ao limpar o piso de granito é quanto ao risco de danos ocasionados pelos produtos de limpeza. Também não é recomendável utilizar aspirador de pó pela possibilidade de arranhá-lo. No mais, trata-se de um piso de fácil limpeza, já que acumula pouca sujeira e é resistente a manchas.

Para limpá-lo o mais indicado também é um pano úmido usando apenas água e detergente neutro. É possível, ainda, utilizar produtos específicos para limpeza do granito e impermeabilizantes, que devem ser aplicados anualmente.

Laminado

A água é inimiga do piso laminado, que nunca deve ser lavado. Sua limpeza deve se limitar a vassoura ou aspirador de pó. Além disso, um pano úmido, bem torcido é o suficiente para deixá-lo limpo.

Eventualmente, caso o seu piso fique um pouco mais encardido, pode ser necessário utilizar produtos específicos para laminados, que devem ser aplicados diretamente com um pano seco. E lembre-se de que a cera nunca deve ser usada neste piso.

Foto freepik

Vinílico

O piso vinílico também exige alguns cuidados em sua limpeza para que não seja danificado. Assim como o laminado, ele não deve ser molhado, apenas limpo com um pano úmido. Evite outros produtos de limpeza além do detergente neutro.

A limpeza do pó deve ser feita com uma vassoura macia. Se desejar dar um brilho extra, utilize uma cera acrílica.

Fazer a limpeza do piso de sua casa pode não ser tão complicado quanto você imagina. Basta utilizar o método correto para obter o melhor resultado sem risco de danificar o revestimento.

E todos os materiais que você precisa para deixar o piso da sua casa limpo e brilhante você encontra na Casa Show. Visite nossas lojas ou confira em nosso site.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria