Saiba como funciona o aquecedor de água a gás

0
131

Seja para começar o dia com energia ou para relaxar ao final de uma jornada estressante de trabalho, um banho quente e relaxante é uma das melhores pedidas, não é mesmo? E nada melhor do que um aquecedor de água a gás para garantir este conforto.

Mas você sabe como o equipamento funciona? Diferentemente do que muita gente pensa, o aquecedor de água a gás tem um funcionamento simples e praticamente nenhuma restrição quanto ao local de instalação.

Saiba mais sobre como ele funciona e descubra por que ele pode ser a melhor solução para garantir mais qualidade no seu banho.

Foto VH Studio

Acionamento

Quando você abre a torneira do seu chuveiro automaticamente aciona o seu aquecedor de água a gás. Cabe a uma peça chamada fluxostato dar início a este processo. Ela detecta o fluxo da água, libera o gás e aciona um disparador para ligar a chama.

Enquanto houver uma torneira aberta, o fluxostato controlará a liberação do gás de forma constante para manter acesa a chama que aquece a água. Este aquecimento ocorre de duas formas, de acordo com o tipo de equipamento, como vamos mostrar a seguir.

Tipos de aquecedores

Existem dois tipos de aquecedores de água a gás, que funcionam de maneiras distintas.

Aquecedor de passagem

Como o nome indica, no aquecedor de passagem a água é aquecida ao passar por uma serpentina que contorna a câmara de combustão, onde a chama fica acesa. Em seguida, ela é conduzida diretamente ao ponto de consumo onde a torneira está aberta, como o seu chuveiro, por exemplo.

O aquecedor de passagem precisa de uma fonte de energia para produzir a chama. Esta fonte pode ser a energia elétrica ou uma pilha comum.

Aquecedor por acumulação

Já no aquecedor por acumulação, chamado de boiler, a água é mantida em um reservatório, constantemente aquecida, com a temperatura controlada por um termostato.

Neste modelo a chama é mantida acesa de forma constante. Ela é denominada chama-piloto. Assim, a água pode ser consumida de forma imediata ou posteriormente.

Foto vektorpocket

Tipos de gás

Os aquecedores de água utilizam dois tipos diferentes de gás. Como cada aquecedor trabalha apenas com um tipo de gás, é preciso ficar alerta a qual é utilizado em sua residência antes de adquirir o equipamento.

Gás GLP

O mais comum é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Trata-se do popular gás de cozinha, armazenado no botijão e presente na maioria das casas dos brasileiros.

Gás Natural

O gás natural é o gás encanado. Ele ainda não é tão comum no Brasil, sendo fornecido apenas em algumas cidades.

Viu como o aquecedor de água a gás é um equipamento simples e moderno? Com alguns cuidados na escolha do modelo ideal e na instalação, ele pode transformar o seu banho em um momento de prazer e relaxamento.

Confira no nosso site a variedade de modelos disponíveis e monte o seu projeto de instalação de um aquecedor de água a gás. Com certeza, você não vai se arrepender deste investimento.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria