Saiba como fazer uma cortina na técnica tie-dye

0
210

Em decoração, muitas vezes basta alterar um único elemento para dar uma nova roupagem ao ambiente. Pode ser a troca de uma peça, a utilização de um novo tom de cores, enfim, a mudança de um detalhe pode funcionar como um toque final de renovação.

Hoje, vamos mostrar como você mesmo pode alterar um cômodo usando um truque simples e de ótimos resultados. Vamos ensiná-lo como fazer cortina tie-dye, uma técnica de tingimento com grande impacto na sua decoração. Confira!

 

Foto redbublle

O que é o tie-dye?

O tie-dye é uma forma de customização de tecidos que consiste em amarrá-los antes de colocá-los em contato com um corante. Embora sua origem remonte ao século IV, a técnica se tornou muito conhecida nos anos de 1960, quando era utilizada para criar as estampas coloridas características das roupas utilizadas nas comunidades hippies.

Em 2020, em meio a pandemia do coronavírus, o tie-dye voltou com força. Além de roupas como camisetas e vestidos, as cortinas tie-dye estão fazendo sucesso. E o melhor: trata-se de uma técnica simples, que você pode utilizar em sua casa.

Como fazer cortina tie-dye

Que tal fazer você mesmo uma cortina tie-dye com efeito espiral? Você vai precisar apenas de uma cortina de algodão, tinta de tecido das cores de sua preferência, água, garrafas plásticas e barbantes para amarrar. Confira o passo a passo de como fazer.

Foto visionbedding

Prepare o tecido

O primeiro passo é molhar todo o tecido em água limpa, mergulhando-o em um balde. Isso vai garantir a uniformidade no tingimento.

Prepare as tintas

Também é preciso preparar as tintas que você escolheu. Dissolva-as em água nas garrafas plásticas separadas, seguindo as instruções do fabricante para obter a cor no tom adequado.

Amarre o tecido

Para amarrar o tecido estenda-o por inteiro e enrole-o, torcendo a partir de um ponto central, para obter uma espiral. Em seguida, amarre com o barbante de forma a fixar o formato espiralado.

Aplique as tintas

Agora você vai derramar as tintas sobre o tecido amarrado, tomando o cuidado para que elas penetrem em todos os espaços brancos do tecido. Para isso, abra-o com as mãos, sem desamarrá-lo. Distribua as cores em pontos diferentes da cortina.

Espere secar

Para garantir a aderência das tintas às tramas do tecido, deixe a cortina descansar, amarrada, por pelo menos 24 horas.

Lave o tecido

A última etapa do processo é a lavagem do tecido para que ele perca o cheiro característico da tinta.

Parabéns! Você acaba de fazer a sua primeira cortina tie-dye. A espiral é apenas um dos efeitos que se pode aplicar ao tecido com esta técnica. Com o tempo, você poderá tentar outros, como o degradê e o marmorizado, por exemplo.

Foto liveloudgirl

O que você achou da técnica de pintura de cortina tie-dye? Que tal agora, testar sua habilidade e criatividade e criar um ambiente único na sua casa?

E lembre-se: todo o material necessário para fazer sua própria cortina tie-dye você pode comprar pelo nosso site e receber em casa, com todo o conforto e segurança.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria