Saiba como escolher o piso e o revestimento ideais para a sua casa

0
4055

Com tantas ofertas de pisos e revestimentos no mercado, fica até difícil escolher o melhor para a nossa casa, não é? Afinal, essa é uma escolha que mexe tanto com a funcionalidade quanto com a estética.

Vamos falar um pouco sobre as ofertas que encontramos no mercado e discutir algumas características que podem influenciar a sua escolha. Depois de ler o nosso texto, você poderá comprar conscientemente o produto que mais se adéqua à sua demanda e deixar o seu projeto como você sempre quis.

PEI

Luxury bathroom in contemporary new home extension in dark masculine tones

Essa é a sigla usada para designar o instituto que regulamenta as normas de classificação da resistência a abrasão que cada revestimento tem. Ainda não entendeu nada? Parece complicado, mas é bem simples, na verdade.

O PEI serve para você escolher o produto ideal para a sua demanda. Ele vai do 0 ao 5 e diz se o piso deve ou não ser utilizado em área de grande circulação. Quanto maior for o PEI, mais resistente o produto será ao desgaste causado pelo uso.  

Veja abaixo a classificação e observe sempre essa informação no momento da compra.

 

Conforto acústico

Room with many plants

Outro ponto importante que deve ser observado quando estamos escolhendo piso e revestimento é a questão da acústica. Para evitar que a poluição sonora invada a sua casa quanto para não ter problemas com vizinhos, é interessante observar se a sua casa precisa de um revestimento que absorva mais o som, impedindo que ele se propague ou seja
amplificado.

Materiais mais densos, como madeira, cerâmica, pedras, etc., ajudam a bloquear a passagem do som para outro ambiente, mas amplificam o som do ambiente onde estão instalados.

Materiais mais porosos ajudam a absorver o som e a diminuir a reverberação das ondas sonoras dentro do ambiente. Entre os materiais porosos que podem ser usados, encontramos o tapete, por exemplo.  O piso vinílico e o emborrachado também têm uma capacidade maior de absorver o som, e os pisos laminados, se uma manta for colocada  antes da sua instalação, também ajudam a diminuir os ruídos.

 

Conforto térmico

Vintage Modern interior of bed room, wood bed with wall lamp on parguet flooring and dark blue wall ,3d rendering

Já imaginou acordar num dia de inverno e levar aquele choque de realidade (e de frio) ao colocar o pé no piso? Ou tirar o sapato num dia de calor e perceber que o piso, na verdade, não está fresquinho? Para evitar esse tipo de situação, podemos levar em consideração a região onde moramos e o clima predominante.

Se moramos, por exemplo, no Rio de Janeiro, o ideal é que o piso seja frio. Esse tipo de produto (porcelanato, cerâmica, pedras em geral) promove o frescor que aparenta e pode ser instalado tanto no piso quanto nas paredes, como revestimento.

Para regiões com clima ameno, o ideal é usar pisos amadeirado, emborrachado ou vinílico, já que eles são capazes de promover a sensação de aquecimento.

 

Tipos

Pineapple painting in apartment interior

Não, a sua casa não precisa ter o mesmo piso em todos os cômodos. Você pode utilizar vários tipos de piso no mesmo ambiente, inclusive. É possível, por exemplo, combinar um piso com aparência de concreto e outro com aparência de madeira. Mas é sempre bom respeitar o bom senso e observar se as escolhas conversam com o resto do ambiente.

Como existem diversos tipos de pisos e revestimentos, e esse texto ficaria imenso se falássemos de cada um deles, focamos nos mais procurados, para dar um panorama do que você pode encontrar e aplicar na sua reforma.

 

Vinílico

Modern kitchen with white walls illuminated by hanging lamps

Prático, de rápida aplicação e economicamente mais acessível, o piso vinílico tem ganhado bastante espaço nos projetos contemporâneos. Pode ser encontrado no formato de placa ou manta. Não recomendado em áreas molhadas (banheiro e cozinha).

 

Laminado

O piso laminado tem vantagens muito parecidas com as do piso vinílico: é de rápida instalação e, na maioria das vezes, mais acessível que os pisos cerâmicos. A maior desvantagem é a sua fragilidade, além de também ter seu uso desaconselhado em áreas molhadas.

 

Ladrilho hidráulico

colorful, decorative tile pattern patchwork design

A base desse revestimento é o cimento e ele é feito artesanalmente. São diversas as opções de cores e estampas que o ladrilho hidráulico oferece, o que faz com que a sua utilização seja agregada sempre a um efeito estético bastante expressivo.

 

Cerâmica

bathroom design

Você não sabe qual é a diferença entre cerâmica e porcelanato? Pois bem, a gente explica. Apesar da semelhança, os produtos diferem tanto na composição quanto no processo de elaboração.

A cerâmica é composta de argila e minerais, já o porcelanato é feito de porcelana e outros
materiais nobres. Outra diferença fundamental é a temperatura utilizada na produção do
porcelanato, que, por ser muito superior à da cerâmica, faz com que o produto seja mais
resistente e absorva pouquíssima água.

 

Porcelanato

Além de resistente e durável, o porcelanato pode ser encontrado em diversas cores e texturas (madeira, cimento, mármore, etc.). É, sem dúvida, um dos queridinhos do momento.

 

 Madeira

Living room with fireplace

Embora tenha um custo bem maior que a maioria dos outros tipos de revestimentos, a madeira atua muito bem como um material que promove tanto conforto térmico quanto acústico, além da sensação de aconchego que proporciona.

 

Cimento queimado  

Open dining room with table

Uma das tendências mais utilizadas em projetos contemporâneos, o piso/revestimento conhecido como cimento queimado apresenta um visual rústico e atual. A desvantagem é que ele oferece problemas como trincar e manchar, o que compromete a sua durabilidade.

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal colocá-las em prática? Visite a Casa Show e encontre o que há de melhor para reformar o seu lar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria