Saiba como escolher o fogão ideal para sua casa

0
1168

A tarefa de escolher um fogão não é tão simples assim, exige muita pesquisa, pois existe uma variedade muito grande de tipos, tamanhos, acabamentos, funções e preços. Tudo vai depender de como vai querer sua cozinha!

Antes de qualquer coisa, você deve saber o estilo de fogão que mais se adapta à sua cozinha. O fogão é um eletrodoméstico muito importante e deve ser bem escolhido. De início, esqueça o preço, priorize a funcionalidade e durabilidade, pois o barato pode sair caro depois.

Sabe qual é o tipo ideal para sua cozinha? Confira a seguir o que deve ser observado na hora da escolher o seu novo fogão!

Como escolher fogão

Quem é que não gosta dos fogões grandes de 6 bocas, onde você pode fazer vários pratos ao mesmo tempo? Mas será que ele ficará legal na sua cozinha?

Na verdade, esse tipo de fogão é indicado apenas para ambientes amplos, o que é bem difícil nos dias de hoje. Ultimamente, os espaços estão menores, por isso, cuidado, se sua cozinha for pequena, esqueça, pois ela certamente não vai ficar harmônica.

Outro detalhe importante e funcional é colocar o fogão ao lado da bancada onde você prepara os alimentos, isso facilita muito na hora de cozinhar. Evite colocá-lo perto da geladeira, isso faz com que ela não renda o suficiente, fazendo com que seu motor trabalhe mais.

Quantidade de queimadores

Você sabe a quantidade de queimadores indicados para seu fogão? Tudo vai depender de uma análise acerca dos moradores de sua casa.

Numa família de 4 pessoas ou mais, o ideal é um fogão de 5 ou 6 bocas, Já uma pessoa que mora sozinha, duas bocas são suficientes.

Tipos de fogão

Como escolher fogão a partir do estilo? Conheça seus vários tipos a seguir:

De piso

É o tipo convencional e conta com grande variedade de modelos e tamanhos e os preços também são bem variados. Conta com 4, 5 e 6 bocas.

É considerado o tipo mais simples e versátil para substituir o antigo. Opte pelos que possuem pés mais altos, pois facilitam a limpeza do ambiente.

Cooktops ou de mesa

Ideais para ambientes pequenos. Sua principal vantagem é ser instalado sobre uma bancada, pois seu tamanho é pequeno e não conta com forno.

Os cooktops podem ser a gás ou elétricos. Podemos encontrar no mercado modelos de cooktops de uma a cinco bocas e seus acabamentos podem ser em inox, vidro e vitrocerâmico, dando mil possibilidades na decoração de sua cozinha.

Embutidos

O fogão de embutir é uma ótima forma de otimizar espaços e uma tendência em decoração de cozinhas. São utilizados em cozinhas planejadas, onde é calculado um espaço para encaixar o fogão. Apesar de ter a vantagem de economizar espaço, quando precisar trocá-lo, deverá colocá-lo outro com as mesmas dimensões, o que nem sempre é fácil.

Industriais

Os industriais são aqueles utilizados para o preparo de uma grande quantidade de refeições. Podem ter 4, 6 ou 8 bocas, são bem grandes e indicados para cozinhas industriais, ou para lugares onde é feita comida pra muitas pessoas, como cozinhas de escolas, igrejas, salões de festa e etc.

Se você quer tornar sua cozinha ainda mais bonita, adquira o fogão conforme nossas dicas! Apostamos que ela ficará harmônica e bem decorada.

Possui mais dicas de como escolher fogão ideal? Compartilhe com a gente suas sugestões sobre o assunto e confira nossas dicas sobre vários assuntos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria