Saiba como escolher a paleta de cores da decoração!

0
216

Está sentindo que as paredes brancas da sua casa já deram o que tinha que dar e que os ambientes precisam de mais alegria? Então, está na hora de colocar mais cor no ambiente! Para escolher a combinação de cores de cada cômodos, ensinamos como montar a paleta de cores da decoração! Confira!

Entenda as cores

Antes de começar a fazer a combinação de cores da sua casa, você precisa entender que existem as cores primárias (aquelas que não se misturam para a sua formação, que são: verde, azul e amarelo), as secundárias (formadas por duas partes iguais de duas cores primárias, como a laranja, verde e roxo) e as terciárias (que são as misturas variáveis das cores primárias e secundárias).

Todas essas cores são reunidas em um círculo cromático, que é muito importante na hora de entender as cores e combiná-las!

O círculo cromático vai ajudar você a montar a combinação de cores da sua casa! Foto: Wikipedia

Esquemas para a paleta de cores da decoração

Bom, agora que explicamos como funcionam as cores, precisamos entender que existem combinações que vão orientar você na hora de montar a paleta da decoração. São elas:

-Monocromática: essa combinação usa uma única cor na decoração inteira, podendo variar os tons nos objetos. Observe na imagem abaixo que a decoração é composta apenas pelo verde, mas que há diversos tons da cor no sofá, parede e almofadas.

Foto: Domino Magazine.

-Análoga: as cores análogas são aquelas que são próximas, como o amarelo com o verde ou com o laranja, ou o azul com o verde ou roxo. Elas estão perto no círculo cromático. Perceba que na imagem o verde combina com o amarelo, que, por sua vez, combina com o marrom e as cores aparecem compondo a paleta.

Foto: Apartment Therapy.

-Contraste: essas cores causarão impacto no seu cômodo, pois elas são completamente opostas. É o caso do ambiente abaixo, em que o roxo e amarelo estão combinando.

Foto: Domino Magazine.

– Triangulares: as cores triangulares formam um triângulo de lados iguais no círculo cromático, em que uma é usada em grande quantidade e as outras duas em menor quantidade, como vemos entre o rosa, azul e amarelo.

Foto: Apt2b.

O que levar em consideração?

Na hora de fazer a decoração, considere o seu gosto e pense no que você quer com o cômodo. Por exemplo, se você estiver montando a paleta de cores do seu quarto, cogite algumas cores que acalmam, como o azul e o verde. Se a paleta for da sala, pense em cores que instigam mais a agitação e a comunicação, como o amarelo e o laranja.

Una a cromoterapia com o seu gosto e com o que falamos ali em cima e você terá a sua paleta de cores!

Mas se você não tiver muita segurança na hora de escolher a combinação, vale a pena você entrar nas redes sociais Pinterest e Instagram e procurar por paleta de cores na decoração. Nesses lugares, você encontrará diversas imagens que vão inspirar você!

Se você precisar de ajudar na hora de pintar a parede da sua casa, conta com a Casa Show! Lá, você encontra mais de 3 mil cores de tinta. Você pode fazer a compra pelo site e receber o produto em casa ou ir até uma loja mais próxima!

Compartilhe conosco como ficou a paleta de cores da decoração a sua casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria