Saiba como decorar a casa no estilo árabe

0
1852

Para quem gosta de ambientes com um ar exótico, elegante, misterioso e ao mesmo tempo íntimo e acolhedor, a estética árabe é uma ótima escolha para a decoração. Rico em detalhes e composto por múltiplos elementos — como mosaicos, tecidos, cortinas, móveis suntuosos e tapetes estampados —, é simplesmente impossível não se encantar com esse estilo! Quer entender direitinho como levar um pedaço da península arábica para sua residência? Então confira já nossas dicas:

Aposte em cores intensas

Uma das principais marcas da decoração árabe é o uso recorrente de cores vibrantes e quentes, como o laranja, o rosa e o vermelho. E essas tonalidades podem ser combinadas com cores mais frias, mas igualmente intensas, como o azul e o violeta. Para criar um ponto de equilíbrio na composição e deixar os ambientes mais iluminados, use também cores claras, como branco, bege e marfim nas bases da décor, especialmente em móveis e paredes, deixando os tons mais fortes para detalhes, como capas de almofadas, tapetes e cortinas.

Use móveis elaborados

A estética simples e minimalista definitivamente não tem lugar nas decorações do estilo árabe, que pede móveis e objetos realmente elaborados. Nesse caso, vale investir em cadeiras com desenhos rebuscados, assentos com linhas curvas e até mesmo uma suntuosa cama com dossel. Divãs, mobílias de ferro detalhadas, além de peças em capitonê são mais que bem-vindas, assim como pufes étnicos e poltronas mais baixinhas.

Acerte na escolha dos tecidos

Os tecidos são pontos muito importantes nas decorações em estilo árabe, pois criam um efeito misterioso e ao mesmo tempo bastante acolhedor. O ideal é mesclar tecidos grossos e encorpados, a exemplo do veludo, com tecidos brilhantes e leves, como a seda. Os tecidos bordados também fazem parte desse tipo de décor. E ainda vale ressaltar que a mistura de tecidos e texturas pode estar presente em colchas, capas de almofadas, cortinas, tapetes, lençóis, toalhas de mesa e assim por diante.

Invista em objetos decorativos

Como a decoração árabe é extremamente exuberante, não vale economizar nos adornos e nos detalhes decorativos, uma vez que eles potencializam a beleza do estilo. Assim, não podem faltar almofadas pequenas e grandes, bordados em pedrarias, estampas adamascadas, coloridas e geométricas, tapetes, espelhos, quadros, mosaicos étnicos, peças de vidro e esculturas coloridas. Para deixar a ambientação ainda mais característica, misteriosa e envolvente, complemente a composição usando velas decorativas e aromáticas, incensos e plantas!

Lembre-se da iluminação

Os grandes protagonistas da iluminação na decoração árabe são os imponentes lustres com estruturas em tons de bronze, além das lamparinas de ferro forjado. Os lustres inspirados no design árabe contam ainda com vidros coloridos e formas geométricas que dão um toque todo especial ao ambiente. A luz indireta, feita com lustres, pendentes e arandelas também deve compor a décor para criar um ar intimista e acolhedor.

E aí, gostou do nosso post sobre como decorar a casa no estilo árabe? Compartilhe suas opiniões conosco aqui nos comentários. Ah, e para conferir outras dicas sobre novidades decorativas, assine a nossa newsletter!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria