Saiba como usar sua coleção para decorar a casa

0
982

Os colecionadores vão entender: tudo começa com uma admiração, depois vira uma simples brincadeira e, com o tempo, vai se transformando em um hobby super sério. Souvenirs, bibelôs, selos, chaves, moedas, DVDs, papéis de carta, postais e por aí vai… É possível colecionar praticamente qualquer coisa. O que manda é o gosto do freguês!

Mas é preciso tomar um certo cuidado na hora de guardar os itens colecionáveis. Escondê-los em uma caixa poderia ser um desperdício estético. Já deixá-los aleatoriamente à mostra, perdidos em meio à decoração, seria arriscado demais. A saída é, então, montar uma decoração especial, que use todo o potencial das coleções a seu favor. Quer saber como? Então confira:

Procure evitar os excessos

Lembre-se de que acumulação não é coleção, viu? Não confunda as coisas. Cuidado para não sair juntando tudo em casa, sem propósito e sem controle. Evite os excessos e seja criterioso na hora de conseguir novos itens para sua coleção. Além disso, pense no espaço que você tem disponível para guardar e expor suas peças.

Monte uma pequena exposição

Se você tem centenas de itens de um mesmo grupo, não precisa pendurar absolutamente todos eles pela parede afora. Selecione apenas os mais bacanas para expor. Isso vai ajudar a deixar claros seus gostos pessoais e seu estilo. Se você coleciona vinis e é um amante de música, por exemplo, que tal colocar alguns discos à vista para adornar sua casa? Vale usar as capas antigas também!

Emoldure suas lembranças

Por mais cuidado que você tome, com o passar do tempo, os papéis escurecem e podem acabar se danificando. Para evitar que isso aconteça, emoldure seus selos, suas fotos, passagens e lembranças de papel. Assim sua coleção se mantém bonita e devidamente protegida por tempo indeterminado.

Aposte em nichos e prateleiras

Para criar um efeito decorativo interessante, o que acha de expor sua coleção em nichos e prateleiras? Esses elementos são práticos, ocupam pouco espaço e ajudam a manter os itens colecionáveis sempre muito bem organizados. Essa opção é eficiente para acomodar coleções de bonecos, livros, DVDs, despertadores e diversos outros objetos.

Abuse da proteção das cristaleiras

Caso sua coleção seja composta por objetos mais frágeis ou raros, o ideal é guardá-la dentro de cristaleiras. Desse modo você impede que os curiosos toquem nos itens colecionáveis, além de proteger as peças da poeira e de eventuais quebras.

Crie composições harmoniosas

Para serem apreciadas como realmente merecem, as coleções precisam ser categorizadas e expostas de maneira ordenada e harmoniosa. Para tanto, exponha semelhantes com semelhantes, ou seja, canecas com canecas, selos com selos, máquinas com máquinas, espelhos com espelhos e assim por diante. Entenda de uma vez por todas: se você não deseja chegar a um resultado poluído e desastroso, nunca misture mais de uma coleção em um mesmo espaço.

Inove sem desrespeitar o estilo

Você não só pode como deve investir em formas inusitadas de expor a sua coleção. No entanto, criatividade, ousadia e inovação têm limites! Procure respeitar o estilo da sua decoração e seguir um conceito coerente na hora de decorar com itens colecionáveis. Se a sua décor segue uma linha setentista, por exemplo, nada melhor do que colocar seus vinis e pôsteres à mostra, não concorda?

E você, coleciona alguma coisa? Como a sua coleção integra a decoração da sua casa? Comente aqui e compartilhe suas experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria