Saiba agora mesmo como tirar mau cheiro do tapete

0
1852

Seja para colorir e decorar o ambiente, recepcionar na entrada, deixar o piso mais confortável ou simplesmente revestir todo o assoalho, tapetes e carpetes estão presentes em praticamente todas as casa.

Encontrados em diferentes tamanhos, formatos, cores e tipos de tecidos, eles dão personalidade ao espaço e transmitem sensação de aconchego. Sabemos que os tapetes, principalmente os mais felpudos, tendem a acumular poeira, o que pode ser resolvido rapidamente com a ajuda de um aspirador de pó; mas o que fazer quando começam a exalar um cheiro desagradável?

No artigo de hoje, vamos ensinar como tirar mau cheiro do tapete, através de técnicas bastante simples, com ingredientes fáceis de encontrar. Confira!

Causas do mau cheiro

Antes de qualquer coisa, é importante pensar o que está ocasionando o mau cheiro em seu tapete, para que você possa se prevenir e evitar o aborrecimento.

Especialmente no inverno ou em épocas de chuva, os tapetes e carpetes podem apresentar odor desagradável devido à umidade. O mesmo ocorre quando um tapete é lavado e não seca direito. Resíduos de produtos ou alimentos que caem nos tapetes também podem ser os responsáveis pelo mau cheiro, por isso é indispensável uma higienização adequada para eliminar de vez o problema.

Como tirar mau cheiro do tapete

Antes de eliminar o mau cheiro, é essencial que primeiramente sejam retirados a poeira e os resíduos da superfície com o auxílio de um aspirador de pó.

Em seguida, pulverize bicarbonato de sódio por toda a extensão do tapete. Para facilitar, utilize uma peneira ou um recipiente com furos, como um saleiro ou uma lata de talco vazia. Para finalizar, retire todo o produto passando o aspirador de pó mais uma vez.

Como limpar e desodorizar ao mesmo tempo

Para quem gosta de ambientes perfumados, a técnica anterior pode ser incrementada para que, além de higienizado, o tapete também fique desodorizado.

Para isso, misture uma xícara de bicarbonato de sódio com 15 gotas de essência com o aroma de sua preferência. Espalhe a mistura pelo carpete ou tapete e espere pelo menos 20 minutos. Um jeito fácil de fazer a aplicação é usando uma escova de cerdas macias, aplicando em pequenas áreas de cada vez e esfregando na direção das fibras do tapete. Depois desse tempo de pausa, remova o produto, mais uma vez utilizando o aspirador de pó.

Dessa forma, além de limpo e livre de ácaros, seu tapete também fica com um cheirinho que deixará o ambiente muito mais agradável!

Caso essas técnicas não funcionem, talvez a única solução seja trocar o tapete por um novo, pois além do incômodo do odor, a saúde de sua família pode ficar comprometida, já que a proliferação de ácaros, fungos e bactérias é capaz de desencadear doenças, como alergia.

Em nosso site, você encontra inúmeras opções de tapetes e capachos, para qualquer ambiente de sua casa. Passe por lá para conferir!

Agora que você já sabe como tirar mau cheiro do tapete, confira nosso artigo que mostra quais são os outros lugares da casa que mais acumulam bactérias.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria