Rodapé de madeira ou porcelanato? Qual escolher?

0
604

A principal função do rodapé é proteger a parte inferior da parede do desgaste causado pela sujeira e também do choque de objetos contra a estrutura. Além disso, o rodapé tem a função de proporcionar um melhor acabamento para o piso e pode ser usado como um item de destaque na decoração do ambiente. Para ajudar a responder algumas dúvidas na hora de escolher o material, nós criamos um comparativo entre o rodapé de madeira e porcelanato.

Como combinar os rodapés

Antigamente, o elemento tinha quase sempre o mesmo material do piso. Essa configuração, que ainda é bastante utilizada nos dias de hoje, ajuda a valorizar o piso, que ganha mais destaque no ambiente. Outra vantagem desse formato é a redução dos custos com a obra, já que há a possibilidade de pedir para o pedreiro cortar os pisos em faixas de 10 cm e criar os rodapés.

Outra opção bastante interessante é utilizar o item como um elemento de contraste no ambiente. Nesse caso, uma dica é seguir o mesmo padrão das portas e batentes.

Rodapé de porcelanato

As principais vantagens do porcelanato são sua resistência e estética, que proporciona ao ambiente um toque mais refinado e sofisticado. O item não precisa seguir o mesmo material ou tonalidade do piso, podendo ser usado para criar um contraste interessante no ambiente. Independente do estilo de decoração escolhido, existe um modelo indicado para compor o ambiente.

quarto vazio

Rodapé de madeira

Clássico, o material pode ser usado para conferir ao ambiente um aspecto mais elegante. Além disso, os rodapés de madeira possuem uma maior variedade de acabamentos. Caso deseje pintá-los de branco, o que fica bem interessante, é melhor optar pelo MDF, devido à facilidade de pintura.

Uma dica interessante é utilizar o rodapé de madeira com o piso laminado. Essa combinação garante ao cômodo o efeito do material, mas com um custo menor.

Rodapé de banheiro

Devido à umidade natural do cômodo, o porcelanato é mais indicado nesse ambiente. Quando as paredes possuem revestimento em toda a extensão, não é necessário à utilização de rodapés. Caso opte pelo elemento, uma dica é deixá-lo mais alto e destacado no ambiente.

Qual dos dois você prefere? Nós gostaríamos de saber a sua opinião. Comente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria