Renovação colorida: confira 7 efeitos de pintura que você pode usar para transformar sua casa

0
1672

 

Como você bem sabe, a pintura é uma das estratégias mais eficientes para renovar os espaços e dar uma nova cara aos ambientes. Além de embelezar a casa, a depender do jeito e da cor que se pinta, é possível criar diferentes efeitos visuais. Quer conhecer algumas técnicas de pintura capazes de mudar seu cômodo completamente? Então confira o nosso artigo!

Pintura Encurtadora

Você sabia que existe uma técnica muito eficiente para encurtar o espaço através da pintura? Pois bem, ela existe e é mais simples do que parece. Basta pintar as paredes menores com tons escuros e isso vai compactar o ambiente visualmente. Vale salientar que essa estratégia é recomendada para cômodos muito retangulares ou compridos demais.

Pintura alongadora

Se ao contrário da pintura acima, você pretende alongar o ambiente, o ideal é usar tonalidades escuras em paredes opostas, ou seja, uma de frente para outra. Essa técnica é perfeita para os espaços quadrados e simétricos.

Pintura harmoniosa e discreta

Caso você queira criar um efeito decorativo discreto e harmonioso, pinte as paredes com cores próximas às tonalidades dos objetos principais. Por exemplo, se o sofá for bege, pinte a parede com um tom da mesma paleta de cores. Os objetos ficam camuflados no ambiente, mas a decoração fica muito charmosa.

Pintura de destaque

Se você procura um visual moderno e que valorize seus móveis e artigos decorativos, o mais indicado é pintar as paredes com cores que contrastem com os objetos. Você pode optar por  contrastar tons claros com tons escuros, tons frios com tons quentes, tons abertos versus tons fechados ou até mesmo parede lisa com mobiliário estampado e texturizado.

Pintura de rebaixamento

Esse efeito é simplesmente incrível! Para rebaixar o teto, é só aplicar cores claras na parede e cores escuras no teto. O resultado é surpreendente!

Pintura que aumenta o pé direito

Quer causar a sensação de que o pé direito do ambiente é maior? Nesse caso, é só aplicar cores escuras na parede e uma tonalidade mais clara no teto. Uma boa pedida é usar o tom de palha no teto e camurça nas paredes. O efeito fica bem sofisticado!

Pintura ampliadora

Para causar o efeito visual de amplitude, aposte em pinturas suaves e uniformes. Prefira cores claras e que favoreçam a iluminação, como branco, off White, amarelo claro, gelo, bege e palha. Complemente a pintura com objetos decorativos espelhados e mobiliário claro.

Ideias extras: técnicas decorativas de pintura

Algumas técnicas são meramente decorativas, mas também podem deixar o espaço bem interessante. Confira:

  • Parede Lousa: essa pintura está em alta e tem sido muito usada em apartamentos de jovens. A parede lousa é pintada com tinta especial e como o próprio nome sugere, é usada como lousa para registrar recados, fazer grafismos, etc;

  • Parede Ombré: transportada do mundo da moda para a decoração, essa técnica consiste em pintar as superfícies com um efeito degradê, ou seja, tom sobre tom;

  • Móveis Patinados: a pátina é uma técnica antiga e muito fácil de aplicar. Ela apresenta um grande potencial para renovar e embelezar móveis e artigos decorativos.

E aí, o que você achou dessas técnicas e efeitos da pintura nos ambientes? Já usou alguma delas? Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria