A parede da sua casa é texturizada, mas você está enjoado desse acabamento? Não tem problema! Retirar as texturas e deixar a parede lisinha de novo é muito mais fácil e rápido do que você imagina. Quer saber como fazer isso sem a ajuda de um profissional? Então confira o nosso artigo e aprenda as técnicas mais usuais para remover texturas. Vem com a gente!
Remoção com espátula
A alternativa mais tradicional é usar uma espátula para retirar a textura. Essa técnica funciona bem quando a textura apresenta pontinhas sobressalentes. Depois do nivelamento feito com a espátula, é necessário lixar a parede até que ela fique bem lisinha. Vale ressaltar que antes de passar a espátula na parede inteira, você deve testar para saber se a textura sai com facilidade. Se não sair, o ideal é partir para outra estratégia.
Aplicação de massa corrida
Nessa segunda alternativa, não é necessário raspar a textura. Basta emassar a parede, aplicando massa corrida sobre ela. Essa é a opção mais prática, eficaz e econômica para eliminar texturas de baixo relevo, como por exemplo, grafiato. É bom lembrar que a camada de massa corrida não aumenta a espessura da alvenaria de forma expressiva, o que garante um efeito bonito e delicado, sem que reste nenhum vestígio de que houve textura ali. Caso a textura da parede seja de alto relevo, será necessário aplicar várias demãos de massa corrida, o que pode comprometer a estética da parede e o seu nivelamento, deixando o aspecto grosseiro.
Utilização de produtos específicos
No mercado, já existem produtos específicos para esse fim. São os chamados removedores de tinta e textura. Esses removedores são vendidos em forma de líquido ou gel e se configuram como uma boa pedida para retirar, inclusive, texturas em alto relevo. A utilização é simples, pois é só aplicar o removedor, esperar em média 20 minutos e com uma espátula ir tirando a película amolecida, sempre tomando bastante cuidado para não estragar o reboco. Lembre-se que a limpeza final deve ser feita com tíner, pois ele melhora a aderência, aparência e secagem da nova pintura.
Dicas extras para remover texturas
-
Sempre siga a orientação dos fabricantes dos produtos, pois isso faz toda diferença no resultado e na eficácia dos itens;
-
Para aumentar a segurança do processo, proteja suas mãos usando luvas;
-
Depois de tirar a textura com o gel removedor, é preciso esperar aproximadamente cinco horas para lixar e limpar a parede. Feito isso, ela estará prontinha para receber um novo acabamento;
-
Há também a possibilidade de remover a textura usando fogo, pois as chamas aquecem a superfície e amolecem a camada de textura, facilitando a retirada da película. Como essa técnica exige uma maior habilidade, além de ser mais perigosa, é melhor deixá-la para quem realmente entende do assunto!
E aí, você gostou das nossas dicas? Elas serão úteis na sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco e não se esqueça de voltar aqui para contar se as técnicas de remoção de textura funcionaram. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!