Reforma de cozinha: 5 dicas para deixá-la mais funcional

1
1450

A cozinha tem basicamente três funções: armazenamento, preparo e cozimento dos alimentos; porém, esse conceito tem mudado nos últimos tempos e, atualmente, a cozinha é também um espaço para receber os amigos e a família.

Assim, arrumar tudo o que o ambiente precisa e ainda ter todos por perto pode parecer impossível num primeiro momento, pois existem eletrodomésticos, panelas, talheres, louças e tantos outros utensílios.

Por isso, pensando em te ajudar nessa questão, listamos 5 dicas sobre reforma de cozinha para que esse cômodo se torne o mais funcional possível. Confira!

1. Derrube algumas paredes

Muitas vezes, a cozinha da nossa casa é um tanto quanto pequena, mal comportando quem cozinha — que acaba ficando isolado do resto da família, que está na sala de TV ou de jantar.

Para driblar o problema, uma solução simples é derrubar algumas paredes ou, melhor dizendo, promover uma integração entre a cozinha e esses outros espaços.

Esse conceito aberto, além de ampliar a área da cozinha, faz com que todos interajam e ajudem no preparo das refeições; uma ideia é colocar um balcão como divisor, ganhando mais superfície de trabalho e armazenamento.

2. Troque as portas de madeira dos armários por portas de vidro

Uma das maneiras mais simples de deixar uma cozinha prática é incorporar o vidro. Por ser transparente, ele proporciona uma maior passagem de luz, dá a sensação de que o ambiente é maior e permite que você saiba onde está cada item em sua cozinha.

Além de ser mais fácil de limpar, o vidro confere ao ambiente um ar moderno e garante que aquela visita que quer ajudar, mas que não sabe onde os objetos e alimentos se encontram, possa de fato te auxiliar no jantar para a turma.

3. Considere um pequeno projeto de iluminação

Quando o assunto é repaginar o visual de um ambiente, a iluminação é fundamental; na reforma de cozinha, não poderia ser diferente.

Como qualquer outro cômodo, você precisa de uma combinação de luzes de tarefas e luzes ambiente.

As de tarefa nada mais são que lâmpadas frias (brancas), que permitem uma maior visualização e concentração no trabalho a ser feito. As luzes ambientes são as quentes (amarelas) que deixam o espaço mais aconchegante e relaxante.

O ideal é que você coloque uma luz fria central e mescle com as quentes em pequenos pontos, como abaixo ou dentro dos armários e pendentes sobre a mesa e as bancadas.

4. Aproveite os espaços que não são tão utilizados

Na cozinha, como em qualquer outro cômodo, sempre existe aquele espaço que não é tão utilizado; seja o espaço na parede entre a pia e os armários, aquele canto entre um gabinete e outro ou até mesmo aquele vão próximo ao teto. Mas na reforma de cozinha, eles podem (e devem) ser aproveitados!

Use o espaço vertical para colocar ganchos e barras de inox na parede; eles permitem que você pendure utensílios e até coloque algumas louças para escorrer.

Uma hortinha ou um porta-temperos pode cair bem na região atrás da torneira, os espaços que ficam na “quina” do ambiente podem ter um armário rotativo e o vão próximo ao teto pode servir para colocar aqueles eletroportáteis que você raramente usa.

5. Pense no “triângulo de trabalho”

Se você vai fazer uma reforma mais radical, não se esqueça de incluir o “triângulo de trabalho” no novo espaço. Ele pode ser clichê para muitas pessoas, no entanto, não há como negar o quão útil ele é quando se quer melhorar o fluxo de trabalho e a funcionalidade numa cozinha.

O “triângulo de trabalho” conecta os três principais pontos da cozinha: a pia, o fogão e a geladeira e a distância entre cada um é de aproximadamente dois passos. Essa disposição permite que você tenha esses itens fundamentais próximos, tornando tudo muito mais eficiente.

Assim como qualquer mudança, a reforma de cozinha pode parecer cansativa e trabalhosa, mas com calma e um bom projeto, o resultado vale todo o esforço.

Esperamos que essas dicas para deixar a sua cozinha mais funcional sejam úteis. Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então não deixe de assinar a nossa newsletter.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.