Reforma de casas pequenas: 5 dicas para ampliá-las

5
4362

Reformar uma casa já é bastante desafiador e quando enfrentamos restrições de espaço, a tarefa parece ainda mais difícil. É preciso aproveitar as dimensões ao máximo, buscar alternativas de armazenamento e pensar em truques para ampliar os ambientes.

Para te ajudar nessa missão, separamos aqui 5 dicas valiosas para a reforma de casas pequenas. Com elas você verá que é fácil deixar tudo confortável sem a necessidade de muitos metros quadrados. Acompanhe!

1. Inclua o conceito aberto

Uma das melhores ideias para a reforma de casas pequenas é, sem dúvida, a utilização do conceito aberto. Derrubar algumas paredes e criar cômodos integrados facilita a circulação de pessoas, cria um ar moderno e amplia os ambientes.

Dentro desse conceito, um dos projetos mais comuns é a integração da cozinha com a sala de TV e jantar. Neste modelo, quem cozinha não fica isolado do resto da turma e a preparação das refeições se torna um bom momento de confraternização.

2. Utilize paredes de vidro

A utilização de paredes de vidro é uma solução viável e estilosa se você não gosta muito do conceito aberto, com seus espaços conjugados. Muitas pessoas não conseguem visualizar uma maneira eficiente de manter os cômodos bem divididos sem que haja uma delimitação entre eles.

As paredes de vidro transparente demarcam os ambientes sem prejudicar a visibilidade. Na prática, o que temos é uma partição que não bloqueia a passagem da luz e isso faz com o que lugar pareça muito maior do que realmente é. Além disso, elas são sinônimo de modernidade e elegância.

3. Aumente o pé direito

Na arquitetura e construção, o pé direito nada mais é do que a medida que vai do chão ao teto. Por mais surpreendente que pareça, mesmo interferindo somente na dimensão vertical, ele traz a ideia de que o ambiente é maior também no sentido horizontal.

Se você tem a possibilidade de aumentar o pé direito de alguns ambientes, considere isso na reforma. Um teto baixo facilmente sobrecarrega um pequeno espaço. Portanto, evite sancas de gesso e opte pelo simples. Lembre-se que menos é sempre mais!

4. Use cores claras

As cores claras deixam o ambiente leve e sofisticado, promovem o relaxamento e dão a impressão de amplitude. Então, quando a reforma chegar na fase da pintura, invista nos tons claros.

Cores como branco e off-white, por exemplo, são excelentes opções para ampliar um espaço. Pois, além de criarrem uma continuidade, eles refletem bastante a luz natural, contribuindo, assim, para a percepção de um espaço com dimensões maiores. Pode parecer bobeira, mas a diferença é imensa! Para quebrar um pouco da cor, invista em cores mais vivas nos itens de decoração que compõem o espaço.

5. Estenda a sala até a varanda

Estender um cômodo pode mudar drasticamente o jeito que você olha para ele, com pequenos centímetros a mais, você cria um espaço totalmente novo e o aproveita muito mais.

Uma ideia é estender a sala até a sacada. Com isso, você consegue uma sala de TV com área extra para leitura, conversa com os amigos e um cantinho de relaxamento. Para deixar tudo mais aconchegante, capriche na jardinagem e pendure uma rede, não tem como errar!

Muitas vezes, a reforma de casas pequenas não se restringe a quanto espaço existe, mas como você utiliza esse espaço. Com todas essas dicas, ter um lar amplo e convidativo será tarefa fácil. Esperamos que elas te motivem a deixar o lugar onde você mora do jeito que sempre sonhou, aproveitando cada centímetro com os amigos e a família.

Para não perder mais nenhum conteúdo como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter. Tem sempre um post novo para o seu dia a dia ficar ainda mais agradável!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.