Reforma de apartamento pequeno: 7 dicas para transformar o espaço

1
1519

A grande vantagem de fazer reforma de apartamento pequeno é conseguir transformar um imóvel mesmo com um orçamento pequeno. Os espaços de pouca metragem hoje dominam o mercado imobiliário, por causa da demanda e do modo de vida nas grandes cidades.

Primando pela funcionalidade, praticidade e conforto, pequenos apartamentos se transformam em redutos charmosos com um custo acessível. Neste caso, a criatividade conta muito!

Está pensando em reformar o seu apartamento pequeno e  quer transformar o espaço gastando pouco? Este artigo ajudará. Confira!

1. Móveis planejados multifuncionais

Perfeito para pequenas dimensões, os móveis multifuncionais oferecem a possibilidade de concentrar diversas utilidades em um só espaço. Embora muitas pessoas pensem no contrário, os móveis planejados podem ser um ótimo custo benefício para sua casa, principalmente para apartamentos pequenos. Estantes modulares, escrivaninhas com gazeteiros e bancadas organizadoras são alguns dos móveis mais desenhados pelos arquitetos e decoradores de interior.

2. Iluminação inteligente

Uma das soluções mais barata e que funcionam super bem para apartamentos pequenos é o investimento em um desenho de luz para o imóvel. Spots pontuais criam ambientes mais inimistas e dividem melhor o espaço, criando a sensação de aconchego. Pendentes também são uma ótima solução de decoração que servem para delimitar uma área (a das refeições, por exemplo), sem a necessidade de um aparato físico. Confira várias opções de iluminação aqui.

3. Aproveite os espaços verticais

Na hora de planejar os armários e estantes, leve em consideração os espaços rente ao chão e próximos ao teto. Embora sejam áreas mais difíceis de acessar, podem ser utilizadas para guardar elementos de pouco uso, como roupas de inverno, roupas de cama sobressalente, livros ou arquivos antigos. Eles deixam o espaço mais livre para a circulação e para móveis funcionais. Outra boa opção para esse aproveitamento, são as prateleiras, que com vários estilos e tamanhos podem aproveitar melhor os espaços menores.

4. Planeje instalações na cozinha e banheiro

Para quem mora em apartamentos pequenos com cozinha americana, uma coifa é um aparelho quase obrigatório. Outra solução bastante utilizada em imóveis menores é o cook top e o forno elétrico, que pode ser utilizado em alturas médias e composto com o mobiliário. Ao planejar a sua reforma, leve em conta existência desses eletrodomésticos para planejar a obra e prever custos para sua instalação.

5. Cogite a opção de integrar os ambientes

Quanto menor o número de espaços de uma casa, mais amplo e agradável ele pode ser. Muitas divisões criam sensação de tumulto e poluição visual, além de não sobrar quase espaço para movimentação.

Derrubar algumas paredes pode ser a solução para quem quer um apartamento mais bonito e estiloso. Hoje em dia, arquitetos têm boas soluções para suítes e incorporação do quarto ao resto da casa.

6. Trabalhe com cores e contrastes

Para quem deseja uma sensação de maior amplitude, a dica é utilizar a mesma cor em paredes e no teto. Para ambientes de maior impacto, as cores vibrantes estão na moda e garantem um toque contemporâneo ao imóvel. Divisões também podem ser feitas com cores, mantendo divisões na tintura da sala para a cozinha, por exemplo. Você encontra tudo para a pintura de sua casa no nosso site, clique aqui para conferir.

7. Pense em divisórias vazadas

Desde o modernismo, arquitetos desenvolvem biombos e divisórias que são verdadeiras obras de arte. Busque inspiração nos feitos de Joaquim Tenreiro e Athos Bulcão e crie divisórias que não são completamente planificadas. Além de deixarem a decoração mais elaborada, cumprem a função de desenhar melhor os ambientes com estilo.

Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário e até o próximo post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.