Reflexo do bom gosto: dicas para decorar a casa com espelhos

0
1774

Não dá para negar! Os espelhos possuem o poder de transformar qualquer ambiente com beleza, sofisticação e funcionalidade, afinal, eles clareiam, ampliam e adicionam um certo glamour aos espaços.  Solução perfeita para imóveis compactos, opção ideal para residências grandes. Os espelhos são assim: totalmente versáteis e democráticos.

Mesmo diante de tantas  qualidades, é necessário ter cautela na hora de usar espelhos na decoração, ser criterioso na escolha das dimensões, avaliar todo o projeto decorativo da casa e considerar as barreiras para a sua instalação. Quer aprender a utilizar esses elementos maravilhosos na sua décor? Então vem que a gente te ensina!

Peça curinga

Os espelhos possuem, dentre outros atributos, a capacidade de causar a ilusão de que um espaço pequeno é grande. Além do seu teor ilusionista, esses elementos trazem mais luz e sofisticação aos ambientes. O preço não é tão acessível, mas o custo-benefício compensa pela multifuncionalidade que os espelhos possuem.

Formatos dos espelhos

  • Redondos – Funcionam como pontos focais nos ambientes. Esse espelho fica lindo quando colocado acima das bancadas;
  • Retangulares – Na linha vertical, transmitem força e personalidade, na linha horizontal transmitem tranquilidade. São ideais para ampliar pequenos ambientes;
  • Quadrados – Passam a sensação de ordem, justamente por isso, são indicados para espaços sóbrios, que desejam transmitir estabilidade.
  • Irregulares – São ideais para ambientes descontraídos e cheios de personalidade.

Móveis espelhados

Nos projetos modernos de decoração, os espelhos têm aparecido com frequência nos móveis. Mesas de canto, módulos, portas de armários, cabeceiras, mesas de centro e até mesmo aparadores espelhados se destacam na ambientação das residências contemporâneas. Vale ressaltar que há no mercado uma infinidade de opções, mas não é porque você adora o efeito brilhante dos espelhos que vai sair distribuindo móveis espelhados por toda parte. Tome muito cuidado para não ficar over!

Espelhos na moldura

Os espelhos emoldurados possuem a vantagem da mobilidade, já que podem ser  trocados de lugar quantas vezes forem necessárias. Além disso,  eles são mais baratos! Uma boa pedida é colocá-los ao final do corredor ou escolher espelhos de vários tamanhos, com molduras provençais, e colocá-los em uma parede livre.

O que fazer?

  • Para garantir a integridade do espelho, a altura ideal é entre 1,40 m e 1,80 m;
  • Em ambientes como banheiros e lavabos, os espelhos são fundamentais. Nesses espaços, é necessário investir em uma iluminação especial para valorizar o espelho.
  • Na sala e no hall, os espelhos transmitem sofisticação e contemporaneidade. Pode usar sem medo;
  • Um painel espelhado acima do aparador ou do barzinho pode cair muito bem;
  • O estilo da moldura deve dialogar com o estilo do restante da decoração;
  • Espelhos podem ser utilizados para duplicar os ambientes. O efeito fica incrível!

O que não fazer?

  • Não use dois espelhos em paredes paralelas de um mesmo ambiente, para não criar confusão visual;
  • Não coloque espelhos onde há uma forte incidência de luz solar. Ao invés de embelezar, pode causar desconforto visual;
  • Nunca instale espelhos com dimensões muito grandes sem o auxilio de um profissional. Isso pode gerar prejuízos e causar acidentes.

E aí, gostou das nossas dicas? Já usa espelhos na sua decoração? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria