Como reaproveitar restos de tecido na decoração da casa

0
1512

Os tecidos são matérias-primas bastante versáteis, que facilmente podem se transformar nos mais variados elementos decorativos para encher a casa de beleza, graça e personalidade. É isso mesmo! Retalhos de algodão, chita, viscose e até de seda podem se transformar em belos artigos para dar um toque artesanal super charmoso à residência.

Quer saber como reaproveitar esses retalhos na decoração do seu lar doce lar? Então confira agora mesmo o nosso artigo e se prepare para colocar a mão na massa!

Capas de almofada

Se você manda bem na máquina de costura, que tal unir vários quadrados ou retângulos de tecido, a fim de formar uma original capa de almofada? Defina o tamanho da peça, providencie um zíper proporcional a essas dimensões e crie sua capinha DIY. Mas se você prefere costurar à mão e gosta de artigos mais detalhados, faça capas de fuxico! Para tanto, corte círculos de tecidos coloridos e estampados em um tamanho padrão, alinhave suas bordas, puxe a linha para enrugar tudinho, dando aquele formato característico, e arremate com uma miçanga. O resultado é uma linda flor, que, unida a outras, pode ser usada na repaginação de suas capas de almofada e até na confecção de mantas.

Tapetes e colchas

Para fazer tapetes e colchas, siga o mesmo princípio das capas de almofada: basta cortar os retalhos em formatos geométricos e uni-los com o auxílio de uma máquina de costura. Quanto maiores forem os retalhos, menos tempo você levará para concluir o serviço. É preciso ressaltar, no entanto, que, por mais que não existam regras para compor objetos decorativos usando retalhos, para que o resultado visual seja equilibrado, o ideal é apostar em cores e padrões que dialoguem entre si.

Cortinas

Se você tiver muitos retalhos sobrando em casa, que tal juntá-los para fazer uma incrível cortina e dar cara nova a um ambiente especial? Nesse caso, dê preferência a tecidos claros e mais fluidos, a fim de não comprometer a passagem de luz e a ventilação nos espaços.

Revestimento de móveis

Assim como o papel, o tecido também pode servir como revestimento para móveis e até para paredes. Assim, se aquela sua cômoda está com a estrutura boa, mas com a aparência um tanto quanto desgastada, vale a pena cobrir a frente das gavetas ou seu tampo com lindos retalhos. Os tecidos também podem ser usados para reformar pufes, assentos de cadeira, criados-mudos e assim por diante. É só soltar a imaginação!

 

Cabides personalizados

Quer customizar os seus cabides e deixar o armário mais bonito e divertido até por dentro? Então é só cortar tiras de tecido e enrolá-las cuidadosamente nos seus velhos cabides. Se necessário, use cola de tecido para obter um acabamento mais uniforme e bonito. Arremate o trabalho com fitas de cetim multicoloridas. Você vai se surpreender com os resultados!

Flores decorativas

Existem várias maneiras de fazer flores de tecido, mas uma das mais práticas resulta em lindas tulipas. Para isso, você vai precisar de palitos de churrasco, retalhos de tecido, pedaços de feltro, fitas florais, fibras de silicone, agulha e linha. Com os materiais devidamente separados, corte o tecido em pedacinhos de 11 x 7 centímetros e alinhave um dos lados maiores, que será o fundo da flor. Feito isso, costure também a lateral e vire tudo pelo avesso. Encha tudo com fibra de silicone para montar uma flor firme e gordinha, dobre a borda do tecido sem costura para dentro e junte as duas extremidades com agulha e linha, formando uma espécie de X. Complemente com uma pérola e depois fixe o palito de churrasco, envolvido ou não com feltro.

E então, gostou das nossas sugestões? Como pretende reutilizar pedaços de tecido na decoração da sua casa? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua arte, ok?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria