O ralo entupiu: o que fazer agora?

0
4241

Fios de cabelo acumulados no banheiro, resíduos sólidos impedindo o escoamento da água, banheiro tão empoçado que mais parece uma piscina. Esses são alguns sinais típicos de entupimento. Mais do que isso: são indícios de que o seu conforto e tranquilidade na hora de tomar banho estão prestes a ir pelo ralo.

Apesar de parecer um problema sério e difícil de resolver, a tarefa de desentupir o ralo pode ser bem simples. Confira a seguir algumas dicas práticas e eficientes para solucionar esse problema e minimizar os transtornos gerados por ele:

Prevenção sempre é a melhor estratégia

O ralo existe justamente para impedir entupimentos, entretanto, mais cedo ou mais tarde o ralo sifonado pode entupir. Para evitar que isso ocorra no seu banheiro, procure não deixar corpos estranhos acumularem sobre o local. Isso vale para tampinhas, resíduos de sabonetes, grampos, fios de cabelo e outros objetos pequenos que podem obstruir o escoamento.

Use um desentupidor de ralos

Se o ralo entupir, a primeira medida a ser tomada é usar um desentupidor específico. É necessário colocar a ventosa do objeto diretamente sobre o ralo. Em seguida, você deve abrir a torneira até que a água acumule um pouco. Quando a água cobrir a borracha do desentupidor, você deve bombear o objeto para cima e para baixo, fazendo pressão. Repita o processo até a água escoar. Vale ressaltar que a força empregada no processo deve ser moderada, a fim de não forçar e danificar as  juntas do encanamento.

Aposte em soluções caseiras

Uma dica eficiente para desentupimento é despejar cerca de ¼ de copo de vinagre concentrado ou vinagre branco diretamente no ralo e esperar o produto agir por aproximadamente 20 minutos. Se não der certo, você pode usar ¼ de bicarbonato de sódio diluído em ¼ de vinagre. A combinação produzirá uma espuma eficiente para limpar os canos e desobstruir o ralo.

Utilize água quente

Água quente pode ser uma boa alternativa para desentupir ralos e pias. O ideal é lavar o ralo com água recém-fervida, repetindo o processo até que a água esteja descendo normalmente. Duas ou três tentativas costumam ser suficientes para resolver o problema.

Recorra aos produtos específicos

Se a utilização do desentupidor e das soluções caseiras não resolver o problema, recorra a produtos químicos específicos. Existem vários desentupidores no mercado, e a maioria deles contém soda cáustica na composição. Como esses produtos costumam ser agressivos e perigosos, use luvas e óculos durante a aplicação. Além disso, siga rigorosamente as instruções de uso fornecidas pelo fabricante.

Dicas extras para desentupir ralos

  • O vinagre concentrado pode causar irritações nos olhos, nariz e pele, por isso evite o contato direto;

  • Não combine vários produtos químicos por conta própria. Isso pode causar reações prejudiciais ao encanamento e a você;

  • Procure descobrir a razão do entupimento. Se a causa for acúmulo de gordura, jogar um pouco de sal dentro e sobre o ralo pode resolver;

  • Se nada der certo, procure o auxílio de um encanador e descubra se não há problemas mais sérios com os canos.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe suas opiniões conosco e continue ligado no nosso blog. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria