Quer utilizar estampas florais na decoração? Veja nossas dicas para não errar

0
1314

Embora sempre tenham espaço mais que garantido no vestuário das coleções tanto da primavera como do verão, vale lembrar que as estampas florais não se limitam apenas ao universo da moda! Esse tipo de padronagem também faz o maior sucesso no design de interiores. Há quem diga que as flores devem ser usadas em ambientes exclusivamente femininos, mas se você souber montar a composição direitinho, o visual pode ficar equilibrado no ponto certo para compor espaços absolutamente neutros. Quer saber como combinar essas estampas sem medo de errar? Então confira a seguir algumas dicas super valiosas para acertar nas escolhas!

Fuja do excesso de informações

As estampas florais são adoráveis, delicadas e frescas, mas se você não souber usá-las adequadamente, o visual pode acabar ficando sobrecarregado. Para evitar que isso aconteça, priorize bases neutras quando a intenção for introduzir detalhes florais no espaço. Para tanto, a regra de ouro é escolher um ponto focal para inserir o estampado. Se a parede receber essa padronagem, por exemplo, os móveis devem ser lisos e, de preferência, em cores que combinem com a estampa. Mas se a estampa ficar na poltrona ou nas almofadas, o restante do ambiente deve ser neutro. Simples, não?

Defina o estilo da decoração

Como as flores caem bem tanto em decorações clássicas como nas mais modernas, é extremamente importante definir, antes de mais nada, a pretensão do estilo decorativo do ambiente para fazer a composição dentro do conceito. Em decorações provençais, por exemplo, as estampas florais mais indicadas são as com flores pequenas e delicadas, em tons de rosa ou lilás. Já nas decorações estilo boho, as flores grandes e multicoloridas são mais do que bem-vindas. É tudo uma questão de estilo!

Tome cuidado com o mix de estampas

Usar várias estampas no ambiente não é proibido, mas é uma proposta mais arriscada, já que pode facilmente sobrecarregar o visual. Mesmo assim, se você quiser apostar em uma decoração mais ousada e irreverente, é super válido misturar texturas e estampas. Para não errar, escolha cores que dialoguem e harmonizem bem entre si, a fim de obter um efeito bonito e equilibrado. Dá, por exemplo, para usar almofadas com fundo bege e contornos florais na cor marrom em uma composição com almofadas marrons de contornos florais em tons de bege. O efeito fica bem interessante!

Escolha a estampa de acordo com o ambiente

Em áreas de convivência, as estampas não só podem como devem ser mais coloridas e irreverentes. Essa é a oportunidade ideal para perder o medo dos tons vibrantes! Já nos ambientes voltados para o descanso, como o quarto ou uma sala mais íntima, as estampas devem ser preferencialmente claras e delicadas. Nesse caso, evite cores e combinações fortes demais.

Aproveite a versatilidade da padronagem

Use toda a polivalência dessa padronagem a seu favor, já que ela cai bem nos mais diferentes ambientes da casa. No quarto, por exemplo, essa estampa pode aparecer nas mantas, nos jogos de cama e no papel de parede. Já na sala, as flores podem estar presentes em tapetes, nas cortinas e nas poltronas. Dá também para utilizar esse tipo de estampa nos futons de um espaço zen, nas almofadas da varanda e até nos panos de prato da cozinha.

E você, gosta da proposta de acrescentar um toque floral aos ambientes? Essa estampa já faz parte da décor do seu lar doce lar? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria