Quer saber o que usar para decorar áreas externas? Veja nossas dicas!

0
1451

É extremamente comum que se concentre a atenção na decoração do interior dos imóveis, não é verdade? E obviamente não haveria nenhum problema nisso, se não fosse pelo fato de que, muitas vezes, acaba-se negligenciando a estética das áreas externas, deixando-as descuidadas e sem qualquer toque decorativo. O resultado? Casas impecáveis por dentro e sem brilho e estilo por fora.

Mas a parte externa da casa é tão importante quanto a interna! Já pensou que o ambiente exterior do imóvel é capaz de aumentar — ou minimizar — as expectativas em relação ao que será visto dentro dele? Pois é por essas e outras que se deve, sim, investir na decoração do exterior, independentemente se esse espaço é um belíssimo jardim ou uma pequena sacada.

Mas por onde começar? É aí que nossas dicas entram. Então confira a seguir o que usar para decorar esses ambientes e deixar sua casa linda por completo!

Plantas por todo lado

Ao se pensar na decoração de áreas externas, logo vem à mente muitas plantinhas, certo? Pois as flores e outras plantas possuem o poder de alegrar e embelezar qualquer espaço, agregando um toque de vida e natureza aos ambientes. Você pode colocar pequenas mudas em um jardim vertical na varanda, imponentes samambaias suspensas ou uma bela jardineira na sacada, por exemplo. Pode também montar uma pequena horta para chamar de sua — imagine só que delícia ter potinhos charmosos com temperos fresquinhos no seu quintal! Só tem um detalhe, ao cultivar plantas nessas áreas externas, escolha espécies que convivam bem com a incidência do vento e do sol — o caso da lavanda, da pitanga e da oliveira, por exemplo.

Pisos resistentes

Como as áreas externas — piscinas, jardins, espaços gourmet, sacadas e varandas — ficam mais expostas à ação do sol, do vento, da chuva e da circulação de pessoas, é importante escolher pisos e revestimentos não apenas bonitos, mas também duráveis. Priorize materiais fáceis de limpar e que absorvam menos umidade e gordura. Os melhores pisos para áreas externas são os antiderrapantes, os atérmicos cimentícios, os ladrilhos hidráulicos e os porcelanatos acetinados e os rústicos.

Mescla de materiais

Hoje em dia, a decoração de exteriores é extremamente democrática, valendo misturar várias referências e materiais que vão muito além das peças rústicas. Se durante muito tempo as áreas externas foram decoradas unicamente com peças de vime, madeira, sisal e bambu, atualmente esses espaços podem contar com detalhes de tecido, vidro, fibra sintética, metal e até acrílico. Faça o teste e veja como o efeito fica lindo!

Móveis funcionais

Para deixar as áreas externas aconchegantes, práticas e cheias de personalidade, invista em móveis funcionais. Desse modo, espaços antes praticamente inutilizados podem virar animadas — e confortáveis — áreas de convivência. Aposte em banquetas, pufes, mesinhas, chaises e cadeiras, mas tome cuidado com os exageros, viu? Se a área for muito pequena, a decoração clean é sempre o melhor caminho.

Tecidos naturais

Na decoração das áreas externas, evite cortinas, almofadas e revestimentos com tecidos sintéticos e sofisticados demais. Prefira, assim, fibras naturais, tecidos crus e estampas com motivos que tragam frescor à decoração. Tecidos que atendem a essa proposta são, por exemplo, o algodão e o linho. Lembrando que, apesar de natural, a seda deve ser usada preferencialmente em ambientes internos.

Agora que ficou muito mais fácil decorar os ambientes externos da sua casa, comente aqui e nos conte que outros itens você sugere para decorar esses espaços? Compartilhe suas sugestões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria