Quer saber como trocar a resistência do chuveiro? Confira nossas dicas!

0
95

Nada como um bom banho quentinho para aquecer nesse friozinho que vem chegando, não é mesmo? Mas banho quente só é possível com chuveiro e resistência elétrica em ordem. Neste tutorial, vamos ensinar você a como trocar a resistência com segurança e de modo efetivo. Então prepare as ferramentas e mãos a obra!

trocar resistência do chuveiro

Alerta: Todos os procedimentos abaixo devem ser realizados com o disjuntor geral desligado e com o uso de calçado de borracha.

Separando os materiais

Para trocar a sua resistência, você precisará de alguns materiais antes de tudo. São eles:

  • Uma escova pequena. (Para limpeza somente)
  • Uma resistência  (fique de olho pois a resistência que deve ser usada varia entre modelo do chuveiro e marca!)
  • Um alicate pequeno.
  • Uma chave de fenda.
  • Uma lixa.

Conferindo o chuveiro

Antes de começar o procedimento, é importante ter certeza que o chuveiro está queimado. Tendo essa garantia, desligue o disjuntor e ligue o aparelho novamente. Caso não esquente, precisará ter a resistência trocada.

Desmontando e limpando o chuveiro

Retire a tampa e desenrosque o espalhador do chuveiro. Dependendo do modelo do seu, será preciso o uso da chave de fenda. Tome cuidado para não soltar partes essenciais para o bom funcionamento do chuveiro. Agora que o aparelho está desmontado, use a escova e a lixa para realizar uma limpeza interna na câmara.

Colocando a resistência

Primeiro, retire a resistência queimada com um alicate. Pegue a resistência nova e coloque exatamente na posição onde estava a queimada. A parte “maior” da resistência deverá ser aplicada onde houver um trecho maior entre contatos. Logo, a outra parte da resistência deverá ser encaixada na outra extremidade. Feito isso, remonte o chuveiro e o instale.

Testando o chuveiro

Ao instalar o chuveiro, abra ele e espere a água cair por alguns segundos. Após isso, espere o enchimento da câmara e aí sim, ligue a chave geral de sua residência. Altere a chave do chuveiro para o modo inverno e confira o aquecimento da água. Pronto! Agora é só aproveitar seu banho.

Gostou do tutorial? Deixe aqui seu cometário. Nos vemos na próxima! :)

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria