Quer renovar a pintura da sua casa? Saiba em quais cores deve apostar

0
1341

2015 finalmente chegou e, com a entrada do novo ano, aumenta a vontade de renovar os ambientes da casa e experimentar novos ares, não é verdade? E uma forma super simples, prática e econômica de promover essa renovação é apostando em uma pintura diferente, mudando completamente as cores das paredes.

Mas cuidado, porque, infelizmente, o tiro pode acabar saindo pela culatra se as cores das tintas não forem bem escolhidas — até porque existe uma enorme variedade de tonalidades disponíveis no mercado, o que aumenta ainda mais a dificuldade na hora da escolha, confundindo o comprador, que pode acabar optando por tons inadequados.

Para evitar cair nessa cilada, tendo que encarar todos os dias paredes em cores nada palatáveis, confira agora mesmo nosso post e saiba desde já em quais cores apostar na renovação da pintura do seu lar doce lar. Então vamos lá?

Escritórios e salas de estudo

Em home offices, bibliotecas e salas de estudo, procure usar nuances mais suaves de tonalidades como o amarelo, o azul ou o verde, que incitam a criatividade, diminuem o estresse e proporcionam uma maior concentração. O branco e o bege também são bem-vindos e, por serem neutros, podem ser complementados com móveis e elementos decorativos mais coloridos.

Cozinhas e espaços gourmets

Em ambientes ligados à comida, como as áreas gourmets e cozinhas, a melhor pedida é sempre o branco, por indicar limpeza e gerar conforto. Mas ainda assim se pode apostar em pontos de contraste com o laranja, o vermelho e o marrom, que além de motivarem a interação, estimulam o apetite!

Quartos e salas de descanso

Quartos e salas de descanso requerem uma boa dose de harmonia, conforto, equilíbrio emocional, tranquilidade e segurança, certo? Por essas e outras, as cores mais indicadas para esses ambientes são o branco, o cinza, o verde, o bege e o violeta.

Varandas e áreas externas

As tintas para as áreas externas podem ser bem vibrantes e solares, justamente para inspirar alegria, energia e irreverência. Assim, amarelo, laranja, coral e vermelho são ótimas pedidas nesse caso. Os verdes mais abertos também caem muito bem nesse tipo de espaço.

Imóveis na praia

Em casas na praia, nada mais oportuno do que usar tonalidades que remetam à vida marinha, não concorda? Verde água, azul turquesa, verde musgo, areia e azul piscina fazem parte da paleta de pintura preferencial de residências na praia.

Tendências do momento

Se você costuma renovar a pintura todos os anos, sempre acompanhando as tendências, confira as tonalidades que estarão em alta nesse ano de 2015:

  • Sombra de cedro: esse é um laranja acobreado bem moderno e sofisticado, que combina bastante com detalhes dourados e amadeirados;

  • Fúcsia: essa tonalidade é forte e bem exótica, misturando a vibração do vermelho, com a tranquilidade do azul. Para um efeito mais ousado, combine esse tom com o turquesa. Já para um visual mais discreto, misture-o com grafite;

  • Coral reef: mais uma cor vibrante e super marcante que mescla rosa, vermelho e laranja. Vale destacar que ele cai bem em espaços tanto com base quente como com base mais neutra;

  • Índigo blue: esse é um azul profundo, que, juntamente com o branco e o vermelho, pode compor muito bem o estilo navy na decoração;

  • Marsala: essa nuance fechada é um marrom puxado para o avermelhado muito elegante, que combina especialmente com tonalidades terrosas.

Efeitos e sensações

Há quem escolha as cores com base não apenas na beleza, mas também nos efeitos e sensações que elas podem provocar. Achou interessante? Então veja só a tabelinha que preparamos para você saber o que cada cor pode fazer por sua casa:

Cores

Efeitos e sensações

Vermelho

Cor vibrante e intensa que transmite emoção, sensualidade, paixão, vigor e energia. Evite excessos, pois também pode provocar uma certa inquietação e agressividade.

Laranja

Estimulante e cheio de vida, o laranja está associado à criatividade, alimentação, saúde, coragem, aquecimento e entusiasmo.

Amarelo

Amarelo é vitalidade, calor, luz, inspiração, sabedoria, conhecimento e felicidade. Mas cuidado, porque o excesso pode trazer desconforto visual e instabilidade emocional.

Verde

Verde remete a equilíbrio, harmonia, natureza e crescimento. Além disso, comunica alegria, calma e bem-estar.

Azul

O azul é uma cor atemporal e serena, que inspira fé, tranquilidade, sobriedade, maturidade, confiança e lealdade.

Branco

O branco é sinal de pureza, bondade, inocência e segurança. Só tome cuidado com ambientes brancos demais, pois eles podem ficar frios, monótonos, vazios e impessoais.

Preto

Preto é poder, firmeza e sobriedade, mas o excesso de preto na decoração pode transmitir morbidade, pessimismo e tristeza.

Cinza

Cor bastante prática, elegante e versátil, que pode ser combinada com cores vibrantes. Mas atenção, porque o cinza, em grande quantidade, comunica apatia e depressão.

Marrom

Sugere conforto, acolhimento, familiaridade, organização, firmeza e sensatez. Além disso, traz um toque de natureza aos espaços internos.

Violeta

Reflete dignidade, nobreza e tranquilidade. Como se não bastasse, desperta a criatividade, a natureza artística e a intuição.

Todos os produtos que necessita para renovar a pintura da casa, você encontra no site da Casa Show.
Clique aqui e aproveite!

Agora vai ficar muito mais fácil escolher em quais cores apostar para renovar a pintura de sua casa, certo? Então comente aqui e compartilhe suas escolhas para 2015 conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria