Quer reformar a casa? Veja por que o inverno é uma boa época

0
1257

O que você leva em consideração quando está para iniciar uma reforma? Recursos financeiros? Disponibilidade de mão de obra qualificada? Aquisição de material de qualidade e de baixo custo? Ótimo, todos esses pontos são importantes. Mas você já parou para pensar que a estação climática pode interferir na sua reforma? Não? Calma! Você não está sozinho.

Ao estabelecer um cronograma de obra, habitualmente, as pessoas se esquecem de considerar como as condições climáticas podem interferir diretamente nos prazos estabelecidos. Por exemplo, reformar a casa durante o inverno pode significar: economia, menos atrasos e materiais mais baratos.

Ficou interessado e quer saber como isso é possível? Continue a leitura!

Reformar a casa durante o inverno tem um menor custo

Você já reparou como aumenta o número de residências em reforma no final do ano? Isso acontece porque são nesses meses que as famílias recebem o décimo terceiro salário, a participação nos lucros da empresa, etc. Justamente por isso, habitualmente, em novembro e dezembro a demanda por materiais de construção e mão de obra fica altíssima.

Nesse mercado, assim como em qualquer outro, o que vale é lei da oferta e procura. Ou seja, os preços sobem muito. Em contrapartida, nos meses correspondentes ao inverno, como a procura por material e mão de obra é baixa, os preços são mais amigáveis. Inclusive, essa é uma ótima época para conseguir promoções.

Maior variedade e disponibilidade de materiais de construção

Quantas pessoas já passaram as festas de fim de ano em meio a bagunça de uma reforma ou, ainda, tiveram que mudar o local da comemoração. Muitas vezes a família se preparou financeiramente para fazer a reforma naquela época, mas esqueceu que quando a procura aumenta, a variedade de produtos disponíveis diminui.

Como já explicamos, a demanda por material de construção é bem alta nos últimos e nos primeiros meses do ano. Isso, além de fazer com que o valor material suba, resulta em outro impacto: a baixa disponibilidade e variedade desses materiais.

Quando as pessoas se programam para fazer a reforma durante o inverno, essa situação quase nunca acontece. Dificilmente algum material estará em falta e a probabilidade de que o cronograma seja cumprido cresce muito.

No inverno há um período de estiagem

Comumente, as pessoas só se preocupam com o período de estiagem quando a reforma envolve os ambientes externos, mas não é bem assim!

Ainda que a reforma seja interna, quando a obra é feita em período de chuvas, o acabamento pode ficar prejudicado. Em casos de pinturas, por exemplo, como a umidade do ar é grande, a tinta demora a secar, prologando o período entre uma demão e outra. Outro caso que demanda secagem é o assentamento de revestimentos. Já no período do inverno a temperatura é amena, não há chuvas, tampouco a umidade do ar se torna um obstáculo.

Agora, se a sua obra for externa ou na rede elétrica, essa é uma precaução inegociável fora do período de inverno, os fenômenos naturais podem atrasar — e muito — a sua reforma.

Tire seus planos do papel e aproveite que estamos no inverno, o momento certo para reformar a casa. Gostou dessas dicas? Então, deixe um comentário e nos conte a sua opinião e experiência sobre o assunto!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria