Quer montar uma horta no seu apartamento? Então veja nossas dicas!

0
1225

Quem disse que por morar em apartamento você não pode ter uma horta para chamar de sua? Pode sim! Dá para montar uma hortinha de temperos e ervas que seja compacta e fácil de cultivar.

Essa ideia é encantadora, sustentável e saudável, afinal, nada melhor e mais econômico do que ter acesso a ingredientes fresquinhos, saborosos, livres de agrotóxicos e colhidos direto da horta. Ficou interessado em plantar uma horta no seu apê? Então continue lendo o nosso artigo e veja algumas dicas simples para montar a sua hortinha particular. Vem com a gente!

Defina o lugar onde vai montar a horta

Defina em qual  lugar do seu apartamento a horta será montada. O ideal é que o ambiente receba a incidência de luz e calor durante a manhã para que as plantas cresçam fortes e saudáveis para o consumo. Segundo especialistas, também é importante que as hortas fiquem em paredes mais largas e perto da janela, sempre no alto para que recebam maior ventilação.

Monte prateleiras

Compre prateleiras prontas impermeáveis ou pegue ripas de madeira bem conservadas e pregue-as na parede. Caso o imóvel seja alugado e você não possa furar a superfície, use adesivos colantes indicados para fixar peças mais pesadas sem danificar a pintura. Nessas prateleiras você pode colocar as espécies de plantas em vasinhos. A decoração fica charmosa e o mais bacana é que por ser vertical, a horta economiza espaço até nos apartamentos mais compactos.

Use jardineiras de cimento

Outra boa alternativa para montar horta em casa é comprar jardineiras de cimento com largura e comprimento de no mínimo 30 cm. Além disso, escolha modelos que viabilizam a drenagem de água para impedir que o excesso de umidade apodreça as raízes das plantas.

Aproveite a sacada do apartamento

A varanda ou sacada do apartamento também pode ser aproveitada para fazer a horta. É indispensável que as plantas escolhidas para ficar nesse espaço sejam resistentes ao sol. Plantas que se enquadram nessa característica são a alface, o agrião e o manjericão.

Escolha os vasos corretos

Uma vez que as plantas de horta necessitam de rega pelo menos duas vezes por dia, é necessário escolher vasinhos com um furo para a perfeita drenagem. Se o vaso não tiver os furinhos, fure-o você mesmo.

Reaproveite e crie

Se você é criativo, tem dotes manuais e faz a linha ecologicamente correta, que tal reaproveitar garrafas Pet ou caixas de leite longa vida para montar a horta no seu apê. Dá até para pintar e decorar esses vasinhos reciclados.

Aposte nos cuidados diários

Uma horta tem simples cultivo, mas isso não dispensa cuidados especiais na hora de plantar e manter a hortinha. Primeiro você deve preparar a terra e adubá-la adequadamente. Depois é só escolher sementes compatíveis com a característica do ambiente. Para completar, informe-se sobre o plantio e rega, tentando respeitar as necessidades de cada espécie. Se surgirem folhas amareladas, retire-as imediatamente para garantir a saúde da planta.

E aí, viu como é fácil montar hortas em apartamentos? Vai fazer essa experiência no seu lar doce lar? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua hortinha.

 
Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria