Quer saber como escolher a cortina ideal para sua casa? Então confira nossas dicas!

0
823

As cortinas são elementos que além de compor a decoração, ajudam a controlar a iluminação e são capazes de agregar um ar elegante e aconchegante ao ambiente. Atualmente, existem no mercado várias opções de cortina, com preços, cores, comprimentos, texturas, materiais e detalhes distintos, portanto, é bem provável que você fique confuso na hora da escolha.

Quer saber como optar pela cortina ideal para a sua casa? Então confira as dicas exclusivas que preparamos para você. Vem com a gente!

Leve seus gostos pessoais em consideração

A decoração da sua casa deve traduzir sua personalidade, sendo assim, as suas preferências precisam ser consideradas. Não é porque a casa da vizinha tem uma cortina de veludo, que a sua também deve ter. O ideal é optar por uma peça que te atraia visualmente e combine com seu espaço.

Vá além da beleza

É comum que o fator de mais peso na hora da compra de uma cortina seja a estética da peça. Isso é importante, mas não é suficiente para acertar na escolha. Além da beleza, observe a qualidade do material, o acabamento e especialmente a espessura, pois isso pode ser determinante no controle da luminosidade.

Acerte na escolha da cor

Ao sair para comprar a cortina, você vai se deparar com uma infinidade de cores. As paletas são as mais variadas possíveis e pode ser que você tenha uma inclinação a escolher as cores que te saltem aos olhos. Muita calma nessa hora! Para não errar na escolha, o mais indicado é escolher uma tonalidade neutra e versátil, que combine com tudo ou um tom que harmonize com outros elementos do ambiente.

Cuidado com as estampas

As cortinas estampadas são bem-vindas nas decorações modernas, mas é necessário tomar cuidado para o visual não ficar over. Florais, poás, adamascados, arabescos e listras são bem-vindos, desde que alguma cor contida na estampa da cortina dialogue com outros detalhes do cômodo. Além disso, o padrão deve combinar com o estilo da decoração.

Pense na funcionalidade

A escolha do tecido deve ser pautada não apenas na aparência, como também na funcionalidade em relação à iluminação. Para ter uma luminosidade mais suave no espaço, aposte em tecidos como chiffon, voil, organdi e gaze de linho em cores como bege, nude, branco e cru. O caimento desses tecido é excelente e por serem mais finos e delicados, eles são indicados para a Primavera-Verão.

Já os tecidos pesados e grossos, como veludo, brim, seda rústica, linho puro e lona, bloqueiam a entrada de luminosidade e deixam a decoração mais invernal, sobretudo, se as cores forem mais escuras como o preto, o marrom, o grafite, o vinho e o azul-marinho.

Escolha cortinas mais simples

Evite cortinas com muitas sobreposições e detalhes, pois além do resultado visual ser over, essas cortinas acumulam mais poeira e são artigos mais difíceis de higienizar do que as cortinas mais básicas. Em todo caso, se você não curtir nem mesmo as cortinas simples e leves, invista em persianas. Elas são mais práticas, baratas e propiciam um bom controle de luminosidade.

E aí, gostou das nossas dicas? Como são as cortinas na sua casa? Comente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria