Quer deixar sua casa com a cara do verão? Então não deixe ver nossas dicas!

0
847

O verão já chegou com força total, mostrando que está muito enganado quem pensa que é só o vestuário que muda na estação mais quente do ano! A temporada de sol e calor pede também um maior frescor na decoração da casa, de modo que os ambientes fiquem mais leves, agradáveis e alegres, para acompanhar o ritmo frenético desses primeiros meses do novo ano. Quer saber como deixar sua casa com a cara do verão? Então confira agora mesmo as sugestões que preparamos para você!

Aposte nas cores solares

Se você costuma renovar a casa pintando as paredes, que tal usar uma pincelada a mais de cor para alegrar os ambientes, deixando-os com a cara da estação? Aposte em tonalidades solares, como o coral, o amarelo e o laranja. Caso queira um efeito mais fresco e suave, invista em tonalidades que remetam à brisa refrescante do mar, como o verde, o azul e até mesmo os tons de areia.

Use e abuse das estampas

O verão é uma época irreverente e mega quente, que pede alegria, leveza e muita diversão. Por essas e outras, use e abuse de estampas florais, frutais e étnicas como motivos principais. Vale destacar que as estampas aquareladas estarão super em alta nessa estação, valendo dar uma olhadinha. Só tem um detalhe: para obter um resultado harmonioso, equilibre as estampas com bases neutras, para não antecipar demais o clima de carnaval!

Escolha os tecidos com cuidado

Os tecidos das cortinas e almofadas que compõem a decoração de verão devem ser mais claros e fluidos, exatamente para dar essa sensação de maior leveza e frescor. Além disso, dê preferência a tecidos naturais, como o linho, a seda e o algodão. Só isso já vai fazer toda a diferença na beleza e adequação da decoração.

Procure usar cortinas mais fininhas, de organza ou voal, que, além de leves, bloqueiam os raios ultravioletas e ajudam a controlar a entrada de luz. Além disso, aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia, organizando as salas de leitura e home offices sempre levando em consideração a posição das janelas.

Aproveite o potencial das plantas

Verão sem plantas não é verão, não é mesmo? Sendo assim, dê um ar tropical à sua decoração, agregando um toque de natureza aos ambientes da sua casa. Mas atenção: é importante que você saiba escolher as espécies certas para cultivar em áreas internas e externas, viu? Fique de olho!

Mantenha a casa fresca e arejada

Para deixar a casa mais agradável no verão e manter os ambientes com uma boa sensação térmica, invista em materiais frios, como tapetes de sisal, assentos de camurça, xales e colchas de linho e algodão, por exemplo, já que esses materiais não esquentam muito no calor. Outra ótima pedida é deixar as janelas abertas durante o dia, para ventilar bastante e expulsar o ar quente, renovando os ambientes.

Evite excessos

No verão, o ideal é que a decoração seja mais leve. Sendo assim, guarde o excesso de bibelôs, velas, potes e outros artigos decorativos, priorizando o espaço livre para a circulação. E tenha em mente que, nesse caso, menos é mais!

Agora comente aqui e nos conte o que achou das nossas dicas para vestir sua casa no verão! Que outras medidas você usa para deixar sua residência mais bonita, alegre e fresca nessa estação? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria