Quer decorar no estilo vintage? Confira 5 dicas!

1
1577

O estilo vintage tem ganhado cada vez mais espaço, tanto no universo da moda quanto no universo décor. Não é difícil compreender tanto sucesso, afinal, a decoração vintage tem uma pegada retrô, romântica, delicada e cheia de identidade. A proposta deste estilo é mesclar referências modernas com toques do passado, sem jamais soar antiquado e datado demais.

Os ambientes vintage são charmosos e ao mesmo tempo simples, sem ostentação e afetação. Justamente por isso, essa decoração é econômica e acessível, já que o maior investimento é no tempo e na criatividade. Quer saber como decorar a casa ou apartamento no estilo vintage? Então confira nossas dicas e crie ambientes incríveis!

Aposte nos detalhes

A riqueza de uma decoração vintage fica por conta dos detalhes, tanto que miudezas podem fazer toda diferença nesse estilo de décor. É importante destacar que alguns objetos são capazes de agregar ao ambiente um toque do passado. As molduras, capas de almofada, estampas e porcelanas são boas pedidas nesse sentido.

Outros elementos que estão super em alta e possuem um ar mais nostálgico são as gaiolas, abajures bordados, rádios e relógios antigos. Como as decorações no estilo vintage são capazes de trazer memórias à tona, é melhor ainda se por trás do objeto houver uma lembrança de família!

Saiba escolher os móveis

 Prefira  os móveis mais clássicos, com tons neutros e formas arredondadas. Cores como bege, branco, rosa antigo e dourado são super bem-vindas!  Móveis velhos podem ser restaurados e pintados com a técnica de pátina. É uma forma prática e econômica de deixar peças com um ar vintage, delicado e charmoso. Se você não tiver habilidades manuais, é possível encontrar mobiliários nesse estilo em lojas especializadas.

Use peças de artesanato

 Na decoração vintage, as peças feitas à mão devem receber um destaque especial. Não tenha medo de usar artigos de crochê, rendas artesanais, porcelanas pintadas e detalhes em patchwork. Para dar um toque de graciosidade aos ambientes, troque os vasos de flores por garrafas. Fica incrível! Além disso, aqueles artigos que lembram a casa da vovó também podem ser usados, mas com bastante equilíbrio para ficar retrô e ao mesmo tempo atual.

Selecione fotos antigas

 Essa parte é divertida! Pegue os álbuns de foto e selecione aquelas imagens do passado que você adora! Se as fotografias não estiverem em bom estado, mande restaurá-las, mas não abra mão de relembrar momentos importantes da sua vida através da decoração. Lembre-se que as fotos em preto e branco compõem ainda melhor a décor vintage! Outra dica bacana é escolher molduras provençais ou até mesmo molduras lisas, em tonalidades como amarelo claro, turquesa, rosê ou branco.

Visite antiquários

Uma das dicas mais importantes para decorar a residência no estilo vintage é visitar bazares, feiras e antiquários. O ideal é  garimpar peças com visual antigo e preço acessível. E tem um detalhe: antes de ir às compras, tenha um projeto bem definido. Isso evita aquisições desnecessárias!

E aí, você curte esse estilo de decoração? Usaria a pegada vintage na sua casa? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.