Quer decorar sua casa com flores? Então não perca nossas dicas!

0
1604

Estamos na estação das flores e não há momento mais oportuno do ano para falar de decoração floral do que esse. Para deixar os ambientes mais alegres e aumentar a sensação de bem-estar dos moradores e também dos visitantes, nada melhor do que investir belos arranjos de flores, concorda?

Se você, assim como nós, não resiste a rosas, violetas, orquídeas, astromélias e tantas outras belas espécies florais que podem enfeitar as residências, confira as dicas que preparamos para usar flores com estilo e personalidade na sua decoração. Vem com a gente!

Escolha flores variadas

Você não precisa decorar todos os espaços da sua casa com o mesmo tipo de flor. O ideal é fazer arranjos variados, com flores de texturas, cores, tamanhos e espécies variados, sempre levando em consideração as configurações do ambiente, incluindo a incidência de luz, calor, ventilação e umidade.

Coloque as flores em vasos bonitos

As flores podem ser colocadas em diferentes vasilhames. Eles podem ser de barro, vidro, cristal, porcelana, vime, dentre outros. A escolha do recipiente deve ser baseada no estilo da decoração do ambiente. Por exemplo, se o espaço for mais vintage e romântico, as garrafas de vidro e as jarras de porcelana ficam incríveis. Em decorações rústicas, os vasos de barro ou cachepôs de madeira caem super bem. Já no caso das decorações clássicas e requintadas, o mais indicado é apostar em vasos sofisticados, em espelho ou cristal.

Cuidado com arranjos florais em pontos de passagem

Em áreas de passagem, como por exemplo o hall ou o corredor entre as salas e os dormitórios, prefira arranjos menores e que não deixem o visual poluído. Além disso, evite colocar flores no chão, pois elas podem causar tropeços e acidentes. É melhor colocar os pequenos arranjos sobre aparadores, mesinhas, prateleiras ou cantoneiras para não comprometer as áreas de circulação.

Monte uma decoração equilibrada

Em ambientes nos quais a decoração já for muito carregada, procure usar flores mais delicadas e que não chamem muito a atenção. Lírios, por exemplo, são grandes e extravagantes, além de possuírem um aroma incômodo. As rosas vermelhas também roubam a cena e só devem ser usadas quando o restante da decoração seguir a linha mais discreta.

Dicas extras para decorar usando flores

  • Coloque os vasos em locais que eles recebem a iluminação natural adequada.

  • Pequenos arranjos florais em banheiros são bem-vindos, mas você deve considerar a umidade do espaço para escolher o lugar certo.

  • As flores podem ser colocadas em mesas, cantoneiras, jardineiras, prateleiras, no jardim de inverno, na varanda e até mesmo em vasos um pouco maiores no chão.

  • Sempre enfeite a casa com flores em eventos intimistas ou quando for receber visitas. Isso sinaliza que essas visitas são bem-vindas.

  • Nos quartos, use flores com tonalidades suaves e delicadas para não deixar o ambiente com o visual cansativo.

  • Flores no seu home office quebram a sobriedade do espaço e o deixam mais agradável, aumentando assim a produtividade no trabalho.

  • Debaixo da escada, no jardim e na varanda, você pode usar e abusar de flores grandes e vistosas.

  • Caso você decore a casa com flores artificiais, opte por peças mais realistas, com cores e texturas próximas das flores verdadeiras.

E aí, você gostou das nossas dicas? Use-as para montar decorações florais na sua casa e encher os ambientes de boas energias. No mais, uma vida florida para você!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria