Quer fazer uma decoração retrô em casa? Veja nossas dicas!

0
1414

Quem diria que as decorações com uma pegada mais antiga fariam tanto sucesso na modernidade? Contrariando todos os padrões, as decorações no estilo retrô estão mais em alta do que nunca e dão um ar super charmoso às residências. Quer saber como fazer uma decoração retrô na sua casa? Então confira as nossas dicas!

Separe as relíquias do tempo da vovó

Sabe aquelas peças antigas, herdadas da sua avó ou sua mãe? É hora de inseri-las na decoração do seu lar doce lar. Pode ser uma louça vintage, um relógio centenário, uma obra de arte envelhecida pelo tempo ou qualquer relíquia de família. Se o objeto não estiver em bom estado, providencie a restauração.

Cuidado para o visual não ficar antiquado

Para decorar sua casa no estilo retrô da maneira adequada, é importante que a composição remeta ao passado, sem que o cômodo fique com a aparência antiquada. Pense na funcionalidade e elegância do espaço, além de dar um toque de vanguarda na decoração. Misturar elementos modernos com elementos antigos é uma boa alternativa nesse sentido!

Invista em eletrodomésticos retrôs

Uma grande tendência decorativa é equipar a cozinha com eletrodomésticos no estilo retrô. Os liquidificadores, fogões, geladeiras e batedeiras em tonalidades cereja, amarelo gema e azul-celeste estão fazendo muito sucesso e, para deixar tudo ainda mais interessante, vale a pena usar móveis e azulejos vintage na composição.

Defina como e onde usar o retrô

O retrô pode estar na casa inteira ou em um cômodo específico. A decoração pode ser feita com molduras, ornamentos clássicos, almofadas de crochê, estofados, mesas, cadeiras, tapetes e por aí vai….Você só tem que tomar cuidado para a sua residência não ficar parecendo um brechó amontoado de antiguidades. O efeito precisa ser harmonioso, delicado e visualmente charmoso.

Use papéis de parede nos dormitórios

Nos quartos de casal, quartos infantis e quartos de hóspede, uma excelente alternativa é colocar papéis estampados e adamascados nas paredes. Prefira as cores suaves e neutras, pois elas são menos cansativas.

Pense no mobiliário

Para complementar a decoração retrô, aposte em armários detalhados e românticos, com puxadores diferentes e arabescos. Além disso, vale a pena investir em mobiliários de pátina e peças compradas em antiquários e lojas especializadas.

Não precisa mudar tudo

Antes que você pense que para ter uma decoração retrô você precisa trocar tudo na sua casa, é melhor se acalmar e fazer uma análise de tudo que você tem em casa. Certamente muita coisa pode ser aproveitada e combinada entre si. Às vezes, um simples tapete já vai criar o efeito que você deseja.

Valorize as memórias afetivas

Além de objetos de família, é bom trazer para o ambiente retrô uma boa dose de memória afetiva. Espalhe fotos pelo espaço, monte uma galeria com a linha do tempo em uma das paredes e, se possível, prefira imagens em preto e branco ou tom de sépia. Fica lindo e cheio de personalidade!

E aí, você gostou das nossas dicas? Compartilhe suas opiniões com a gente através dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria