Quer construir uma casa? 5 dicas para elaborar o projeto

0
2396

Em posse do terreno devidamente registrado, é chegado o momento de pensar no projeto de construção. Ao contrário do que muitos imaginam, a elaboração de um projeto não é simples, pois envolve vários detalhe que vão desde a concepção da ideia até a contratação de profissionais para materializá-la.

Você está pensando em construir uma casa? Então confira cinco dicas fundamentais para que tudo corra bem nesta etapa tão importante da sua obra: o projeto. Tome nota das informações!

Idealize o seu projeto

Sua casa deve ter a sua cara, certo? Portanto, a tarefa de conceber a ideia não deve ser delegada a ninguém. Antes de seu projeto ser passado para o papel, ele deve nascer na sua mente, e as diretrizes da construção precisam ser estabelecidas nesta etapa.

Planeje o tamanho, as vagas de garagem, o estilo do imóvel, a quantidade de dormitórios e outros fatores importantes para que a obra seja concretizada da maneira que você deseja. Há ainda a possibilidade de optar por projetos pré-existentes, mas até mesmo neste caso é importante idealizar as adaptações para deixar o projeto mais personalizado.

Faça o rascunho

Se você não tem nenhuma habilidade para desenho, sem problemas! Faça seus rascunhos mesmo assim. O que você considera como rabisco pode servir de ponto de partida para os arquitetos. Mesmo não sendo um profissional da área, colocar a sua ideia no papel é a melhor estratégia para representá-la.

Outra forma de formular um esboço da sua ideia é fazer uso dos aplicativos gratuitos disponíveis na Internet. Normalmente eles possuem fácil usabilidade, são leves e ajudam a criar plantas em 2D e 3D. Vale a pena!

Faça um levantamento de custos

Um dos maiores erros cometidos na hora de construir é abrir mão dos orçamentos. Os profissionais do ramo de construção civil não trabalham com preços tabelados – sendo assim, vale a pena pesquisar o melhor preço. Mas tem um detalhe: não foque apenas no valor dos serviços, mas também na reputação do profissional que elaborará o projeto. Isto é determinante para a qualidade e a segurança da sua construção.

Contrate um arquiteto

Em hipótese alguma deixe de contar com a experiência de um bom arquiteto. Parece clichê, mas neste caso o barato sai muito caro! Em geral, o preço do projeto não passa de 5% do valor total da obra, e renunciar à contratação de um profissional especializado é correr o risco de ter que refazer partes da construção, perder dinheiro e pior de tudo: comprometer sua segurança.

Vale destacar que a participação destes profissionais não deve se restringir à elaboração da planta baixa, mas também a todo projeto elétrico, hidráulico, telhado e fachada, aliando viabilidade, bom gosto e funcionalidade.

Dicas Extras

  • Lembre-se de que o projeto deve contemplar aspectos arquitetônicos, estruturais, hidrossanitários, elétricos e de climatização. Neste sentido, é fundamental se preparar para contratar uma equipe multidisciplinar;

  • Faça um cronograma realista para a conclusão do projeto;

  • Priorize a funcionalidade, estética, conforto, segurança e salubridade;

  • Acompanhe o trabalho de perto;

  • Assim que concluído, o projeto deve ser aprovado pela Prefeitura. Esta aprovação demanda um custo, então fique de olho!

E então, o que achou das nossas dicas? Na hora de elaborar o projeto da sua obra, inúmeros detalhes importantes devem ser observados para que a construção seja conduzida da maneira mais tranquila e adequada possível. Se tiver mais dicas e informações importantes sobre o tema, não deixe de comentar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria