Quer comprar copos para a casa nova? Saiba para que cada um serve

0
1349

Se você por acaso acha que copo é tudo igual, talvez esteja na hora de repensar seus conceitos. Então saiba, desde já, que cada tipo de copo possui uma estética, um tamanho e uma funcionalidade completamente diferente. Por isso, saber distinguir um copo do outro facilita bastante sua vida na hora de montar uma mesa pra lá de especial ou recepcionar os amigos para um bate-papo informal. Mas como existem muitos tipos de copo disponíveis no mercado, acaba ficando fácil se confundir na hora da compra, não é mesmo? Exatamente por esse motivo, muitas pessoas ainda se perguntam sobre qual modelo. Pronto para descomplicar essa tarefa? Pois descobra a seguir quais são os principais tipos de taças e copos ideais para cervejas, vinho, destilados, água, suco, coquetéis e muitas outras bebidas. Venha ver!

Copo pokal

Esse copo é super versátil por ser indicado para servir a maioria dos tipos de cerveja, sejam elas claras ou escuras. Seu formato facilita a visualização dos líquidos, além de seu leve estreitamento da borda conservar os aromas. É, sem dúvida, um copo coringa!

Taça tulipa

A tulipa, também conhecida como copo pilsener, é uma taça recomendada para se servir cervejas do tipo pilsen. O design dessa taça possibilita a formação de um cremoso colarinho, além de direcionar o aroma da bebida diretamente para o nariz.

Copo suco

Como o próprio nome sugere, esse copo é ideal para servir sucos. Por ser alongado, esse tipo de copo parece com o copo long drink, mas é um pouco mais baixo e largo. O recipiente normalmente comporta 300 mililitros de bebida.

Copo old fashion

Esse tipo de copo é próprio para coquetéis montados ou até mesmo bebidas destiladas servidas com gelo, pois tem a boca mais larga, com a circunferência da parte de cima maior do que a inferior.

Taça de água

Por mais que a água possa ser servida em copos de qualquer formato, pois seu aroma e seu sabor não se alteram, para que a recepção dos convidados seja mais elegante, o ideal é servir a bebida em taças grandes e arredondadas, próprias para essa finalidade.

Taça de vinho

Para servir vinho também há um recipiente específico, ok? Como a bebida precisa entrar em contato com o oxigênio para liberar seus sabores e aromas, a taça deve ter um bojo largo e precisa ser preenchida até completar cerca de 1/3 de sua capacidade. Isso promove a oxigenação ideal da bebida. Vale ressaltar que hoje em dia existem taças especiais para alguns tipos de vinho, como a taça Bordeaux, a taça de vinho branco e a taça de vinho do Porto, por exemplo.

Se você tem um barzinho diversificado em casa, é bacana investir em copos específicos para bebidas mais incomuns. Bons exemplos são as taças com hastes longas para espumantes, os copos cilíndricos lager paras as cervejas lager, os copos weizen para cervejas de trigo, os copo on the rocks para uísque e caipirinha, os shots para tequila, rum e vodka, além de miniamericanos para cachaça, ballon snifters para conhaque, coupettes para margaritas e taças para martinis.

Só não se esqueça de optar por boas marcas de copos e taças, pois, apesar de custarem um pouco mais, elas tendem a ser mais resistentes e duráveis. No mais, é só aproveitar! Então agora que você já sabe como escolher copos para casa, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Já montou sua listinha de compras? Comente e participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria