Quarto de empregadas: o que é essencial ter em um?

0
1577

 

Existem famílias que optam por ter uma doméstica que durma no lar, principalmente quando são babás ou pessoas que mudaram de cidade para trabalhar naquela casa. Neste caso, é preciso montar um quarto para a empregada, e alguns itens não podem faltar.

Os cômodos destinados ao repouso das domésticas normalmente têm espaço limitado. Então é preciso escolher bem o que irá compor o ambiente, de forma que o quarto fique arejado e confortável para a pessoa que irá dormir ali. Mas você sabe o que é essencial ter em um quarto de empregadas? Veja agora seis itens que você não pode deixar de incluir neste espaço da sua casa!

Cama confortável

A pessoa que dorme bem, trabalha melhor. Sendo assim, a cama deve ser confortável para o repouso. Uma boa noite de sono revigora as energias e traz mais disposição para o dia seguinte. Opte por camas do tipo box, que não possuem cabeceiras – assim você ganha espaço. Existem camas box de solteiro com medidas diversas: atente-se à largura e ao comprimento na hora da compra, buscando uma de tamanho menor.

Armário multiuso

Um armário para que a empregada possa guardar suas roupas e objetos pessoais é essencial neste quarto. Afinal, não dá para ficar diariamente retirando e colocando roupas em malas, certo? Existem armários multiuso estreitos, porém altos. Eles são ideais para este ambiente, pois apesar de parecerem pequenos por causa da largura, possuem um espaço interno razoável em função da altura de suas portas.

Prateleiras

Uma boa opção para ganhar mais lugares para armazenar objetos e não comprometer o espaço disponível no ambiente é fixar prateleiras no quarto da empregada. Elas podem ser de vidro, de mdf branco ou ainda em tons de madeira. As prateleiras são simples de fixar, não ocupam espaço, têm preço acessível e deixam o cômodo organizado.

Televisão com suporte

Às vezes, a empregada doméstica não se sente confortável em assistir televisão com a família nas suas horas de folga ou deseja privacidade no seu momento de lazer. Uma TV no quarto da doméstica, assim, é essencial para a satisfação da mesma. Ela se sentirá valorizada pela família e poderá ter momentos de diversão e descontração quando não estiver no horário de trabalho. O ideal é fixar a televisão em um suporte na parede para que o aparelho não ocupe espaço e nem necessite de um novo móvel para apoiá-lo.

Espelho

Para algumas pessoas, este item pode parecer desnecessário, mas toda mulher precisa de um espelho para se arrumar. Você pode escolher um pequeno, de meio corpo, que atenda as necessidades e seja fácil de fixar. Se não houver parede disponível para posicionar o objeto, a parte interna da porta do armário é uma opção interessante para colocar o espelho.

Quadros ou objetos decorativos

Este talvez seja o único dos itens aqui listados que não é tão essencial em um quarto de empregadas. Mas, por trazer bem-estar para as pessoas que habitam os ambientes, eles foram incluídos nesta relação. Um local com artigos decorativos fica mais bonito e agradável. Não precisa ser nada exagerado ou luxuoso: um ou dois quadros pequenos, ou um abajur, já têm o poder de deixar o quarto mais charmoso e aconchegante.

A doméstica, principalmente aquela que dorme na residência em que trabalha, precisa ter o seu espaço na casa, com todas as suas necessidades atendidas. Os itens relacionados neste post são os considerados essenciais para compor o quarto. Mas, se você tiver um cômodo mais espaçoso, pode optar por incluir outros móveis ou objetos, como um criado mudo ou um cabideiro, por exemplo. Mesmo em locais com espaços limitados, tudo deve ser feito com bastante capricho. Quanto mais arrumado e acolhedor for este ambiente, mais satisfeita a sua empregada vai ficar!

E você, tem outras dicas para montar um quarto de empregadas com capricho e funcionalidade?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria