Qual tipo de cozinha é o ideal para sua casa?

0
1619

Qual tipo de cozinha é o ideal para sua casa (2)

Se está pensando em construir ou reformar, essa é a hora de se lembrar que a cozinha merece uma atenção toda especial, procurando unir beleza, praticidade e funcionalidade ao cômodo que costuma gerar ótimas lembranças em família. Mas como as possibilidades de modelos e decorações são inúmeras, é preciso saber distinguir e consequentemente escolher o tipo de cozinha ideal para cada projeto, levando em conta o tamanho do imóvel, o restante da décor e até mesmo o estilo de vida dos moradores. Quer descobrir qual é o tipo de cozinha ideal para você? Então continue lendo nosso artigo de hoje:

Cozinha linear: para casas pequenas e personalidades clássicas

A cozinha linear demanda uma parede de, no mínimo, 3 metros de comprimento, sendo indicada para casas pequenas ou cozinhas com divisões muito estreitas. Como a área de trabalho é reta e possibilita a incorporação de uma ilha, esse tipo de cozinha é bem funcional e garante uma boa organização do espaço. Vale destacar que entre armários, ilha e bancadas deve haver pelo menos um metro de distância, de forma a não comprometer a circulação de pessoas pelo ambiente.

Cozinha paralela: para quem busca modernidade e praticidade

Nesse tipo de cozinha há 2 fileiras de bancadas e armários que ficam uma de frente para a outra, devendo haver 120 centímetros entre elas para otimizar o aproveitamento do espaço e facilitar o trabalho na cozinha. Com um layout prático e moderno, não é à toa que boa parte dos chefs internacionais prefere a cozinha paralela.

Cozinha em U: para tornar espaços grandes mais aconchegantes

Se a cozinha, por ser muito ampla, transmite uma certa frieza, uma boa forma de deixá-la mais agradável e acolhedora é montar o espaço em U. Esse layout permite a instalação de vários armários e gaveteiros, deixando o ambiente ainda mais funcional e melhor aproveitado. Como o próprio nome sugere, os móveis devem ser dispostos em U, com uma pia com bancada de fundo e dois grandes armários baixos nas paredes laterais, por exemplo.

Qual tipo de cozinha é o ideal para sua casa

Cozinha em L: perfeita para otimizar ao máximo o espaço

Esse tipo de cozinha é um dos mais comuns nos imóveis compactos, pois permite que todos os cantinhos do ambiente sejam bem aproveitados, além de criar um efeito moderno e harmonioso. Nesse caso, para não desperdiçar nem um centímetro sequer, o ideal é que os móveis sejam feitos sob medida. Além disso, aumente a funcionalidade do ambiente investindo na criação de uma ilha para refeições.

Cozinha americana: para quem prefere ambientes integrados

Para quem gosta de cozinhar conversando com a família e com as visitas, a cozinha americana é o modelo ideal, por possibilitar uma ótima interação no ambiente. Esse tipo de cozinha é muito prático e normalmente conta com bancadas e balcões dividindo os ambientes, sem separá-los bruscamente por paredes. Para deixar a decoração da cozinha americana ainda mais charmosa, invista em banquetas modernas e pendentes sobre o balcão ou a bancada!

Agora que você já tem uma boa noção de que tipo de cozinha é o ideal para sua casa, que tal aprender a decorar esse ambiente gastando pouco? Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro do universo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria