Qual seu estilo de decoração? Vintage? Clássico? Ou moderno?

2
1774

Um ambiente bem decorado passa outra impressão, não é mesmo? Mas quando vamos decorar nossa casa ou apartamento, não sabemos qual linha seguir. O ideal é escolher um estilo de decoração e a partir daí ir à procura dos itens.

Mas como escolher esse estilo? Não se preocupe. Ficar na dúvida é natural, já que hoje a variedade de estilos e de produtos no mercado é bem grande. Se você ainda não conseguiu definir qual é o seu estilo de decoração, é bom olhar um pouco o que está por aí: pesquisar em revistas, livros e matérias pela internet ou até mesmo visitar lojas e profissionais do ramo.

Mas o olhar aguçado e aos poucos treinado também ajuda bastante a descobrir seu gosto predominante em decoração. Observar ambientes como restaurantes ou casas de amigos ajuda muito. Geralmente, você encontrará três estilos predominantes, que são o clássico, o vintage e o moderno.

Quer descobrir qual desses estilos é o seu? Então continue lendo para aprender tudo sobre esses tipos decoração e investir mais nos seus ambientes. Vamos lá!

1. Estilo de decoração clássico

É incrível como o estilo clássico nunca sai de moda: inclusive, é justamente por isso que ele se chama clássico. Ele é especialmente marcado por traços elegantes, que possuem influências das arquiteturas grega e romana, inicialmente. Mas depois começaram a surgir elementos europeus também, principalmente franceses e ingleses.

Todos os ornamentos desse estilo de decoração deixam o ambiente bastante sofisticado e você se sente bem mais próximo da arte. Afinal, era assim que a nobreza vivia, em espaços amplos, altos e com peças e mobiliário ostensivamente requintados.

Cores da decoração clássica

Esse tipo de decoração possui uma paleta de cores bem leve, com tons claros bastante equilibrados com outros mais escuros, que dão um tom dramático. Você encontra tonalidades de cinza, de creme, de amarelos e até mesmo de verde, como o esmeralda.

Outras cores também predominam o clássico, como o azul-marinho, a cor de ferrugem e o rosa claro, que geralmente estão em cortinas longas e imponentes somadas apapéis de parede com estampas florais.

Elementos decorativos clássicos

Em sua maioria, os materiais utilizados na decoração clássica são nobres. Você consegue encontrar combinações de cristais, porcelanas, metais preciosos, madeiras pesadas como carvalho e a cerejeira e estuques ou frisos.

Tudo parece ter saído dos séculos passados ou dos livros de história, com lustres deslumbrantes alinhados a arranjos florais, almofadas delicadamente confeccionadas, pratarias, molduras bastante ornamentadas e candelabros.

Outro item que se faz bastante presente é o mármore, principalmente o branco, que casa muito bem com madeiras, fazendo sucesso em cozinhas e banheiros. As camas de quatro colunas nos quartos também fazem parte de uma linguagem bem clássica, com dosséis ou mosqueteiros.

As paredes recebem arcos que combinam perfeitamente com os apliques em gesso no teto e rodapés. E o que não poderia faltar: pinturas de natureza morta, retratos, telas em litografia ou tapeçarias nas paredes.

2. Estilo de decoração vintage ou retrô

Se você gosta de uma decoração que remete ao passado mas percebeu que não gosta muito do estilo clássico explicado anteriormente, talvez possa se encontrar melhor na decoração vintage ou retrô, vinda dos anos 50 aos 70.

Essa forma de decorar tem se tornado o hit do momento em termos de arquitetura e interiores. Apesar de conter elementos antigos (mas não tão antigos assim), esse estilo de decoração é bastante dinâmico, impactante e chega até a ser divertido e romântico ao mesmo tempo.

As peças mais icônicas são aquelas que foram sucesso nas décadas passadas, como poltronas e eletrodomésticos, por exemplo. Aliás, esses itens não são somente decorativos: hoje você encontra tudo para comprar e usar. Isso mesmo! Geladeiras, liquidificadores, mesinhas, sofás e cadeiras, dentre outros elementos vintage.

Elementos do estilo de decoração vintage

Além do que já foi falado, você ainda encontra muita estampa xadrez, tie-dye, elementos abstratos ou geométricos e até mesmo psicodélicos. A década escolhida para a decoração é que vai dizer o que você deve procurar.

O mobiliário costuma ser baixo, com pernas pontiagudas e um pouco diagonais e possui linhas mais simples, porém sofisticadas ao mesmo tempo. Os sofás são largos e mais longos, com traços arredondados.

Mas uma forma mais simples de apostar nesse estilo é focar nas paredes: ilustrações e fotografias no estilo retrô dão um charme totalmente especial ao ambiente.

Cores do estilo de decoração vintage

Com relação às cores, você vai perceber que tudo é muito colorido e traz tonalidades fortes, como o laranja, o azul, o amarelo, o verde e o rosa. Mas o vermelho e o “preto & branco” também são habituais da moda retrô.

Só é bom tomar cuidado! Como o estilo vintage possui referências de várias décadas, cores, texturas e estampas diversificadas, pode ficar complicado combinar os elementos.

Saiba dosar os objetos e as disposições. Mas se você é uma pessoa que gosta de desafios maiores, aqui está um estilo que tem tudo a ver com a sua personalidade.

3. Estilo de decoração moderno ou contemporâneo

Se você até agora percebeu que sua praia não é muito um estilo de decoração que traz elementos de épocas anteriores, então com certeza vai se adaptar melhor ao estilo moderno ou contemporâneo.

Esses tipos de decoração trazem mais elementos atuais e são marcados por ambientes diretos, simples e minimalistas. Eles apresentam aspectos neutros e suaves em suas texturas, arte e elementos. Mas também abusam de materiais tecnologicamente avançados: muito vidro, aço escovado e ferro cromado.

Elementos do estilo de decoração moderno

Na decoração moderna, tudo é bastante geométrico, minimalista e futurista. É fácil notar que muitas peças prezam mais pela estética e pelo design do que pela funcionalidade em si. Mas apesar disso, a sensação de conforto e suavidade é predominante: tudo tende a ser mais espaçoso, largo e com traços retos.

Além do vidro, do aço e do ferro, outros materiais bastante presentes na decoração moderna são o cimento, as pedras polidas e as madeiras claras, por exemplo. Com relação ao cimento exposto, ele está muito em alta, através o estilo industrial (que também vale conhecer, se você curte mais ambientes modernos).

Este é um estilo perfeito para quem é mais prático, gosta de simplicidade, mas não abre mão de uma sofisticação mais sutil!

Cores do estilo de decoração moderno

Antes de mais nada, é importante salientar que um dos fatores principais da decoração moderna é a iluminação. Os ambientes geralmente são bastante claros, tanto por conta da luz natural, com janelas despidas e grandes, quanto pela luminosidade artificial, vinda de nichos, luminárias e lustres.

Sobre as cores, o estilo pede tonalidades as mais neutras possíveis, como o bege, o nude, o cinza, o preto, o branco ou o azul escuro, por exemplo. Mas nada impede que outras cores participem da composição do ambiente. As mais fortes também são bem-vindas, desde que aplicadas na medida certa.

E então, conseguiu descobrir qual é o seu estilo de decoração? Dos mais clássicos aos mais modernos, você pode se reinventar sempre e construir ambientes incríveis, com sua personalidade sempre em primeiro plano. Queremos muito saber qual é o seu estilo preferido. Que tal nos contar nos comentários?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.