Qual a temperatura de cor ideal para cada ambiente?

0
1168

Você sabe o que é temperatura de cor? Sabia que esse detalhe pode fazer toda a diferença na composição dos cômodos da sua casa? Vamos falar um pouco sobre o assunto e dar a você algumas dicas de como deixar o seu lar ainda mais show utilizando a temperatura de cor ideal para cada ambiente.

Se você está pensando em trocar as lâmpadas da sua casa, esta matéria também tem a ver com você. Mas, aqui mesmo no blog, temos outros textos sobre lâmpadas LED que podem ajudar muito. Clique aqui, aqui e aqui para conferir tudo sobre as lampLEDs e fazer a melhor escolha.

 

O que é temperatura de cor?

Se você achou que falaríamos de tinta, enganou-se. Falaremos de iluminação, um assunto bastante difícil, mas que todos tentam entender para melhorar o clima e a funcionalidade dos cômodos e deixar a casa linda, como aquelas que vemos nas novelas.

A temperatura de cor é tão somente a cor que a fonte de luz artificial (lâmpada) emite. Você já deve ter percebido que algumas lâmpadas são mais amareladas e outras são mais brancas. São essas as temperaturas de cor com as quais podemos trabalhar para deixar os ambientes mais aconchegantes ou para fazer uma composição que nos deixa mais alertas.

Diferentemente do que pode parecer, não há variação de temperatura no ambiente, caso você opte por uma luz quente ou fria. Como já dissemos, a temperatura de cor tem a ver com a tonalidade emitida pela lâmpada, e não com a temperatura do ambiente. Ela também não interfere no consumo de energia.

Outro mito que vale a pena esclarecer é que as lâmpadas amareladas iluminam tanto quanto as lâmpadas brancas, se elas tiverem o mesmo fluxo luminoso. Então, não escolha uma luz fria (com tom branco-azulado) por achar que ela ilumina mais. O que fará com que haja uma intensidade maior de iluminação no ambiente é o fluxo luminoso, OK?

 

Luz quente

Open living room

Já sabemos que a luz quente não deixará o ambiente mais quente. Então por que ela tem esse nome? Luz quente é aquela que emite a cor amarelada. É por emitir essa tonalidade que dizemos que é uma luz quente. Ela promove conforto e é indicada para ambientes projetados para o relaxamento, como quartos, salas, home theater, etc.

É perfeita para receber os amigos e relaxar, assistindo a sua série favorita depois de um longo dia de trabalho.

 

Luz neutra

Living Room with Parametric Wall Camera 2 Evening

Como o próprio nome diz, luz neutra é aquela que nem é amarelada nem tão branca. É indicada para qualquer ambiente, pois traz as qualidades das duas outras temperaturas, mas com uma intensidade bem menor. Assim, você pode esperar que ela traga um pouco do conforto proporcionado pela luz quente e também a atenção proporcionada pela luz branca.

Lembre-se de que, por ter um efeito neutro, tanto a sensação de descanso quanto a de atenção serão amenizadas.

 

Luz fria

Modern kitchen with white walls illuminated by hanging lamps

Essa temperatura de cor é obtida por meio das lâmpadas que emitem uma luz com tom branco-azulado. Essa tonalidade faz com que a nossa atenção seja despertada. Por esse motivo, é indicada para ambientes como a cozinha, já que é lá que trabalhamos com objetos cortantes e desenvolvemos processos que requerem mais atenção.

Essa também é a luz indicada para o ambiente de trabalho. Mas é importante ter cuidado com o uso dessa temperatura, pois ela pode causar também a sensação de irritação. Se você não gosta desse tom, pode trocá-lo pelo tom da luz neutra.

 

Iluminação mista

Stylish apartment interior

Se você utiliza o mesmo ambiente como sala de visita e de jantar ou home office, por exemplo, pode fazer um projeto misto, colocando luz fria onde precisa de atenção e luz quente onde descansa. Assim, você pode escolher qual clima o ambiente terá, dependendo das luzes que usar.

Se você prefere não se preocupar com a combinação e a escolha de uma temperatura de cor específica ou acredita que seu ambiente é muito pequeno para um projeto misto, mesmo possuindo mais de uma função, utilize a luz neutra. Ela fica no meio-termo e traz as qualidades das duas outras temperaturas: deixa-nos em alerta sem nos deixar agitados.

 

Dicas de iluminação

Lighting decor macro

 

Iluminação indireta

A temperatura de cor não é o único fator que faz com que o ambiente fique mais aconchegante. O tipo de iluminação também.

A iluminação indireta é fundamental para os ambientes que utilizamos como descanso, como quarto, sala, home theater.

Com a iluminação indireta, você evita a sensação de desconforto causada pelo contato do seu olho com o foco de luz. Nos quartos de bebê, essa é a iluminação ideal para não agredir os olhos dos pequenos.

 

Iluminação para maquiagem

Golden retro makeup mirror on brick wall

Quando falamos de iluminação especial para maquiagem, devemos nos lembrar de duas coisas: 1. Quanto mais sombras existirem, mais difícil será realizar a maquiagem; 2. O ideal é que a temperatura de cor utilizada na maquiagem simule a iluminação natural à qual você vai se expor. Se for pela manhã, o ideal é que seja uma iluminação neutra ou branco-azulada; se for uma make para a noite, pode usar a iluminação quente.
Gostou das nossas dicas? Conte-nos o que mais você gostaria de ver aqui no nosso blog. Se precisar de ajuda, à Casa Show mais perto da sua casa e conte com os nossos consultores para achar a solução ideal para a sua casa.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria