Quais são melhores tipos de pisos e revestimentos para banheiros

1
22075

Quais são melhores tipos de pisos e revestimentos para banheiros

Os revestimentos e pisos do banheiro são extremamente importantes na composição do ambiente, uma vez que, além de cumprirem um papel decorativo no espaço, podem tanto aumentar como diminuir a segurança e a funcionalidade do cômodo. É daí que surge a necessidade de escolher os pisos do banheiro com muito critério!

Só para você ter ideia, um acabamento mal escolhido pode transformar esse ambiente que já é naturalmente úmido em um lugar escorregadio, inseguro e propenso a quedas — ainda mais quando existem crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção dentre os moradores da casa. Como se não bastasse, quando o piso não é adequado, até a higienização fica mais difícil!

Mas tenha muita calma nessa hora! Para ajudar nesse processo de escolha dos pisos e revestimentos certos para o banheiro da sua casa, preparamos um guia com os tipos de materiais mais apropriados para esse cantinho da residência que, por vezes, é bastante negligenciado na decoração, mas que é tão indispensável quanto os demais cômodos. Então confira:

Porcelanato: beleza e sofisticação no revestimento

Os porcelanatos são os queridinhos da vez no que diz respeito ao revestimento de banheiros. Apesar de custarem mais caro do que os pisos cerâmicos, eles apresentam um excelente custo-benefício, já que são bonitos, sofisticados e resistentes à umidade e à abrasão, possuindo assim uma durabilidade super satisfatória.

Há vários tipos de porcelanato disponíveis, mas os ideais para os banheiros são os acetinados, que são menos escorregadios do que os porcelanatos polidos e mais elegantes do que os rústicos. Além disso, a baixa impermeabilidade desse material diminui a necessidade de manutenções mais frequentes.

Mas se você fizer questão do brilho oferecido pelos porcelanatos polidos, use-os no revestimento das paredes do banheiro! Assim você continua garantindo a segurança dos moradores da casa e ainda consegue um efeito moderno com a combinação de acabamentos!

Vale ressaltar que o porcelanato acetinado sem brilho apresenta mais segurança, além de ser limpo com mais facilidade, enquanto o piso acetinado tem um efeito mate e não gera sensação de desconforto e frieza.

Cerâmica: boa alternativa para quem quer economizar

Os revestimentos e pisos cerâmicos são bastante populares nas construções, pois estão dentre as opções mais baratas do mercado, além de serem fáceis de instalar. Mas as vantagens desse tipo de acabamento não param por aí!

O material ainda é versátil e é encontrado em diferentes modelos, cores, tamanhos e texturas, o que pode ajudar a dar um toque bem pessoal ao banheiro. Para completar, vale ressaltar que as cerâmicas são resistentes a fungos e também oferecem boa resistência e durabilidade.

Fora isso, a verdade é que, assim como o porcelanato, a cerâmica tende a ser naturalmente um pouco escorregadia. Mas esse problema você pode resolver facilmente, aumentando a segurança do espaço ao aplicar uma resina antiderrapante sobre o piso.

Ladrilho hidráulico: perfeito para decorações diferenciadas

O ladrilho hidráulico esteve muito em alta no passado e agora voltou com tudo! Ele agrega um charme especial à decoração dos banheiros e deixa o ambiente com um visual diferenciado, já que mescla um ar moderno e, ao mesmo tempo, retrô.

Você pode usar os ladrilhos hidráulicos em detalhes da parede ou do piso, mas, em ambos os casos, o ideal é usar impermeabilizantes na superfície para que os desenhos não se desgastem rapidamente. E se você quiser a beleza do ladrilho hidráulico, mas com mais praticidade no dia a dia, aposte em cerâmicas e porcelanatos com estampas de ladrilho!

Mas antes de partirmos para o próximo tópico, vale ressaltar que, como esse material é feito artesanalmente, seu preço é mais elevado e a aplicação requer mão de obra especializada, viu? Então acrescente esses gastos extras a seu orçamento e veja se realmente vale a pena!

Mármore e granito: elegância pra lá de clássica

Os mármores e granitos são revestimentos nobres e muito elegantes. Mas como são pedras naturais, costumam ser mais caras que os demais acabamentos. Suas maiores vantagens, além da beleza, é que possuem maior resistência à abrasão e sua dureza é invejável, assim como sua durabilidade, o que faz valer o investimento.

Além de serem usados nos pisos e nas paredes, também podem compor as bancadas dos banheiros com muito estilo e sofisticação. Só vale lembrar, no entanto, que nesse caso também é recomendável contar com uma ajudinha extra de algum produto antiderrapante, ok?

Quais são melhores tipos de pisos e revestimentos para banheiros (2)

Toque de cor: ideal para agregar charme ao espaço

Independentemente do que escolher, atente-se à tonalidade do material. Normalmente os pisos e revestimentos claros — como o branco e o bege — transmitem a ideia de higiene, o que é perfeito para esse tipo de espaço. Isso sem contar que eles também são mais clássicos, versáteis e atemporais.

Mas você também não precisa deixar o banheiro parecendo um hospital de tão sem cor! Que tal usar detalhes como pastilhas ou mesmo uma faixa de porcelanato para dar um toque de charme ao ambiente? Nesse caso, vermelho, azul, amarelo, verde e até o preto são bem-vindos, desde que sejam usados de maneira equilibrada.

Hora da escolha: dicas para acertar no piso

  • Combine porcelanatos ou cerâmicas com pastilhas de vidro, porque esse mix de materiais é super indicado para áreas molhadas — além de ficar lindo de viver;
  • Quando usar porcelanatos e cerâmicas que imitem pedra, cimento, madeira, metal ou couro, certifique-se de que tal material combina com o estilo do resto do ambiente;
  • Considere também a limpeza e manutenção dos pisos e revestimentos, afinal, a praticidade do dia a dia também é importante;
  • Independente do tipo de material escolhido, pense na qualidade do produto e leve em conta o preço, mas busque também durabilidade, porque é melhor investir um pouco mais a princípio do que ter que gastar posteriormente para reparar peças danificadas.

E aí, gostou do nosso artigo? Comente aqui e nos conte como nossas dicas vão ajudá-lo a escolher o pisoperfeito para seu banheiro! Ainda ficou com alguma dúvida sobre os pisos e revestimentos para esse ambiente? Compartilhe as suas opiniões e seus questionamentos, participe da conversa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.