Quais as melhores cores para o quarto?

0
257

O quarto costuma ser o cantinho mais íntimo da casa, o espaço particular de cada um. Nele descansamos, passamos o tempo e recuperamos as energias – e há momentos em que tudo o que queremos é se jogar na cama após um dia longo de trabalho, não é verdade?

Mas, para um bom descanso e relaxamento total, na decoração do quarto não bastam apenas uma cama confortável e travesseiros macios. Saiba que as cores presentes no espaço têm papel fundamental para uma boa noite de sono!

Sim, as cores exercem papel direto no nosso humor e bem-estar, e cada qual tem características e propriedades que as tornam mais ou menos indicadas para determinado tipo de ambiente.

Em dúvida de quais tons escolher para pintar o espaço? Veja nesse post quais as melhores cores para o quarto!

 Azul

Sobretudo para quem tem problemas de insônia, o azul é a cor mais indicada. Trata-se de uma cor fria que traz calma, relaxa a mente e o corpo e o melhor: possibilita que você ouse e brinque na decoração, já que qualquer tom de azul, inclusive os mais violetas, são indicados para esse tipo de cômodo.

No entanto, lembre-se: a regra da boa harmonização deve sempre prevalecer quando falamos de decoração. Logo, se escolher um azul mais chamativo, ou bastante escuro, combine o tom com cores mais neutras, que também são relaxantes.

Verde

Para aqueles mais ansiosos ou estressados, o mais indicado é a substituição do azul pelo verde. Trata-se da cor da natureza, do equilíbrio e da serenidade, sendo a melhor escolha para quem busca vitalidade e saúde, além de relaxamento.

Quanto ao tom, nuances mais brilhantes ou fortes como o verde limão ou o verde bandeira podem ser utilizadas, desde que combinadas com cores mais básicas para criar um ambiente fresco e descontraído.

Tons pasteis

Embora as cores consideradas frias, como o azul, tons suaves de violeta e o verde sejam os mais indicados para trazer relaxamento e serenidade, cores neutras, como tons de marrom claro, cinzas suaves, branco e bege também são boas opções. Elas dão a sensação de aconchego, com a vantagem de serem coringas em qualquer decoração!

Prefere cores quentes? Cuidado!

As cores quentes têm exatamente o efeito oposto das cores frias, ou seja, estimulam e trazem energia e agitação. Cores como o vermelho, o amarelo e o laranja, portanto, não são indicadas para quartos.

Mas, claro que não existe nenhuma proibição quanto ao uso delas no espaço. Caso você queira algumas delas no ambiente, nossa dica é utilizar esses tons em objetos, acabamentos e acessórios. Assim, você garante a sua cor preferida no espaço e não prejudica o seu repouso.

Quer saber mais sobre quais cores são indicadas para cada cômodo da sua casa? Veja qual a cor ideal para cada ambiente.

Agora que você já sabe como as cores podem te ajudar a relaxar, qual prefere para o seu quarto? Compartilhe conosco!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria