Como preparar a parede para a pintura?

1
1632

Pintar as paredes é uma das melhores maneiras de renovar a aparência dos ambientes da casa, não concorda? Econômica e prática, a pintura normalmente não requer muita experiência ou a aquisição de ferramentas caras para funcionar. Com tinta, pincel, rolo e uma boa dose de paciência já é mais que possível deixar as paredes novinhas em folha. Não tem mistério!

Se você está pensando em pintar sua residência e quer se aventurar na realização do serviço, veja a seguir como preparar a superfície e fazer uma pintura perfeita! Então vamos lá?

Limpe bem a parede

No dia anterior à pintura, é recomendável que se higienize a superfície cuidadosamente, mesmo que ela esteja em bom estado — sem manchas, mofo, buracos ou rachaduras. É importante lavar a parede, esperar sua secagem completa, lixá-la e retirar o pó residual com uma vassoura de pelos e um paninho úmido. Se esse procedimento não for realizado, o acabamento pode não ficar perfeito e a tinta certamente descascará com mais facilidade. Caso a parede tenha manchas, use água e sabão para lavá-la antes da pintura. Mas se o problema for mofo, será preciso aplicar água sanitária no local, esfregar com uma escovinha macia e deixar agir por no mínimo uma hora antes do enxágue.

Faça reparos na superfície

Nos casos em que a pintura estiver descascada ou em que a parede tiver buracos, o ideal é raspar a superfície com uma espátula ou usar uma lixa para uniformizar tudo. Só depois dessa etapa, use a massa corrida para nivelar a parede e tampar quaisquer buracos. Vale ressaltar que amassa acrílica é indicada para uso em áreas externas ou ambientes molhados, como cozinha, banheiro e lavanderia, enquanto a massa corrida PVA é indicada para espaços internos.

Paredes esfareladas devem ter o reboco retirado e refeito. E em casos de imperfeições muito profundas, é preciso usar argamassa! Se algumas áreas da parede receberem massa corrida e outras não, a superfície pode ficar porosa, o que tende a dificultar a absorção. Para driblar o problema, aplique uma demão fina de tinta usando a trincha, aguarde a secagem por quatro horas e, só depois, faça a pintura completa.

Use um impermeabilizante

Para aumentar a durabilidade da tinta e proteger a parede da umidade, use um impermeabilizante, que tem a finalidade de preencher superfícies porosas, penetrar na parede e deixá-la mais uniforme e impermeável. Além disso, o impermeabilizante melhora significativamente o rendimento da tinta. Lembre-se de que esse produto deve ser usado tanto antes de pintar paredes novas como quando a superfície já estiver muito castigada pelo tempo. Aí é só respeitar as instruções de uso contidas na embalagem e passar para a tinta!

Ah, e além da preparação, não deixe de se atentar a detalhes como a diluição do produto, a temperatura adequada para o serviço, a quantidade de demãos e o tempo necessário de secagem, ok? Afinal de contas, esses detalhes também fazem uma enorme diferença no resultado final!

E não deixe de voltar aqui para nos contar como foi a experiência! Que dificuldades apareceram pelo caminho? O resultado ficou mesmo bom? Compartilhe suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.