Precisar secar roupas mais rápido? 9 truques infalíveis!

0
6473

varal anda mais cheio do que o seu guarda-roupa? Talvez, essa seja a oportunidade perfeita para você descobrir alguns truques infalíveis para secar roupas mais rápido!

Dessa maneira, você depende menos dos dias ensolarados para lavar roupas e passa a ter mais tempo para si — quem sabe, até para encontrar inspiração em novas tendências para decorar o lar.

Por isso, confira, no post de hoje, nove dicas que reunimos para secar roupas mais rápido!

1. Deixe o ar circular

O grande inconveniente em deixar as roupas sujas acumularem é que, ao lavá-las e colocá-las no varal, sobra pouco espaço para o ar circular e, assim, secá-las com mais facilidade.

O segredo, aqui, está em lavar as roupas em uma quantidade menor, o que garante um ambiente mais arejado e propício para secar roupas rapidamente. Além disso, privilegiar a circulação de ar naturalmente também é uma ótima maneira de espantar aquele mau cheiro que parece acompanhar as roupas no varal.

Por isso, fica a dica: crie o hábito de manter abertas as janelas ao redor da lavanderia.

2. Mude as peças de posição no varal

Além de espaço, circulação de ar e boa ventilação, as roupas úmidas também podem necessitar de uma ajudinha, de vez em quando, para tornar o processo mais rápido.

Para isso, basta mudá-las de posição, de tempo em tempo, para que todos os lados das suas peças entrem em contato com a ventilação natural que entra pelas janelas.

Uma boa dica é se atentar às regiões em que ocorre maior concentração de umidade, como os bolsos de calças e casacos e nos punhos das camisas. Verifique a possibilidade de deixá-las mais próximas às maiores fontes de calor da lavanderia, ou do quintal, para que sequem com mais facilidade.

3. Mantenha as roupas esticadas

Já reparou como aquela toalha pós-praia, enrolada na bolsa ou na mochila, demora muito mais para secar do que o habitual? Pois com as roupas acontece o mesmo, uma vez que, quando dobradas, as peças secam sem pressa alguma.

Ao colocar as roupas no varal, substitua os pregadores por cabides, deixando as peças esticadas. Lembre-se, apenas, de seguir também a recomendação do primeiro tópico deste post e evitar que as roupas fiquem muito próximas umas das outras.

4. Utilize uma toalha seca

Da mesma maneira que uma toalha seca entre as roupas úmidas ajuda a secar as peças, quando existe uma secadora por perto, o processo também pode ser aproveitado para quem se acostumou a secar roupas manualmente.

Para isso, basta enrolar as peças na toalha seca e pressionar por alguns minutos, fazendo um rocambole pouco apetitoso, mas providencial, e capaz de absorver boa parte do excesso de água.

Após a técnica, basta colocar as peças no varal para que elas sequem normalmente.

5. Use um ventilador ou secador de cabelo

Para os dias em que a pressa é maior do que a paciência em esperar pela secagem natural das roupas, um ou dois utilitários da casa podem ser de grande ajuda, como o ventilador e o secador de cabelo.

Para o primeiro, basta posicioná-lo próximo ao varal, para que o vento gerado ajude a remover a umidade das roupas. Já o secador pode ser usado em peças individuais, para soprar o ar quente diretamente naquelas que você necessita com urgência e não pode esperar.

6. Conte com a ajuda da sua máquina de lavar

Pode não ser novidade para muita gente, mas algumas máquinas de lavar possuem uma configuração de centrífuga em alta rotatividade, cujo movimento é fundamental para expelir o excesso de água nas roupas.

E ainda que a sua máquina não possua esse diferencial, não há problema! Basta colocar as roupas, mais uma vez, na máquina, passando-as novamente pelo processo de centrifugação. Isso já ajuda a deixá-las mais secas.

Por fim, basta estender as peças no varal, contando com a ventilação do dia e a circulação de ar, para que elas sequem naturalmente e com mais agilidade.

7. Use bolas de tênis para secar roupas

Para você que se aposentou das quadras, e achava que as bolas de tênis só serviriam para exercitar o cachorro, existe um truque muito útil para quem prefere secar roupas em uma secadora e, ainda assim, busca agilidade no serviço.

A técnica consiste em acrescentar uma ou mais bolas de tênis na secadora, junto às roupas úmidas (pode colocá-las dentro das meias, por exemplo, para diminuir o barulho), com o objetivo de mantê-las separadas, otimizando a circulação de ar e reduzindo o tempo na máquina.

8. Congele suas roupas

Pode parecer um absurdo, mas a técnica funciona e vale ser usada somente quando a sua pressa é maior do que a temperatura prevista para esse dia.

O truque funciona assim: primeiro, remova o excesso de água das peças que você deseja usar, coloque-as em um saco plástico e leve-as ao congelador por algumas horas. Em seguida, utilize o ferro de passar normalmente, que ajuda a manter as peças esticadas e prontas para uso.

9. Desfrute de outras fontes de calor

Além do secador e do ventilador, a sua casa também oferece auxílio de maneiras que você nem imagina, quer ver só?

Para isso, vale identificar algumas fontes de calor alternativas e manter as suas roupas próximas a elas (atenção: deixe-as perto e não sobre essas fontes de calor).

O calor gerado por esses equipamentos ajuda a agilizar o processo de secar roupas. Apenas tome cuidado para que as peças não obstruam a ventilação dos aparelhos — o que aumenta consideravelmente o uso de energia elétrica e pode danificar os produtos.

Além disso, nunca coloque as roupas para secar no micro-ondas ou dentro do forno. Isso pode prejudicar o tecido das suas peças, sem falar no risco de causar um acidente doméstico. Portanto, mantenha as roupas próximas às fontes de calor, certo?

E então, o que achou das nossas dicas para secar roupas? Aproveite que estamos falando em trazer mais praticidade ao dia a dia para conferir as nove coisas que você pode fazer no micro-ondas e, assim, garantir ainda mais agilidade à sua rotina!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria