Precisando de um cantinho para relaxar? Confira 6 dicas para criar um espaço zen em casa

2
1603

Em meio a sempre intensa rotina diária, ao trânsito caótico e ao estresse cotidiano, seu lar não só pode como deve se transformar em um verdadeiro oásis, trazendo paz e felicidade. Uma boa maneira de fazer isso é criando um espaço zen, com elementos que se aproximem da natureza e criem uma atmosfera agradável. A intenção é se desligar do restante do mundo, mesmo que seja apenas por alguns momentos. Ficou interessado? Então confira agora mesmo as dicas práticas que selecionamos aqui para você montar seu próprio espaço zen:

Escolha o espaço ideal

Passeie por todos os cômodos da casa e identifique qual é o espaço com o maior potencial para receber sua composição zen. O ideal é que o ambiente seja silencioso, mais reservado e que tenha uma boa incidência de luz natural. Se você tomar esse cuidado antes de criar sua área zen, certamente não terá problemas futuros quando quiser realmente descansar ou ler um livro em paz.

Pense no conforto

O espaço zen deve ser, antes de mais nada, um ambiente bem aconchegante, confortável e favorável ao relaxamento. Sendo assim, é fundamental que você invista em futons, em um sofá macio, em pufes, tapetes felpudos, esteiras, almofadas e assim por diante. O importante é que os assentos sejam macios e o clima bastante acolhedor. Só isso já fará toda a diferença no seu cantinho zen!

Providencie uma rede

Se você tem uma boa área disponível na varanda, que tal investir em uma rede preguiçosa pra deitar? As redes são charmosas, confortáveis e cumprem muito bem o papel de promover o relaxamento e o descanso. Se possível, dê preferência às redes artesanais, pois elas costumam ser mais bonitas e originais.

Aposte em elementos naturais

Se a intenção é descansar e reabastecer suas energias, vale apostar em elementos naturais, como as plantinhas, sempre muito bem-vindas. O verde traz vigor, vitalidade e alegria para o espaço, além de melhorar significativamente a sensação térmica do ambiente. Você também pode investir em peças de bambu, madeira, sisal e fibra natural.

Cuide da iluminação

A iluminação também é extremamente importante em um espaço zen, pois tem o poder de deixar o clima mais acolhedor. Normalmente o mais indicado para essa finalidade é a luz indireta, feita por meio de arandelas, pendentes ou luminárias com cúpula de linho. Prefira as lâmpadas amarelas e frias, pois elas oferecem conforto visual e térmico. Vale destacar que montar uma tenda de tecido fluido também cria um belo efeito de iluminação.

No site da Casa Show você encontra a iluminação perfeita pra sua casa. Clique aqui e confira!

Lembre-se dos aromas

Para garantir um clima de bem-estar completo em seu espaço zen particular, lembre-se de aromatizar o ambiente. Para tanto, vale usar incensos, velas e aromatizadores. Se seu espaço zen é, na verdade, um spa, invista também em sais, óleos corporais, cremes de massagem e afins.

E então, gostou das nossas dicas para criar um espaço zen em casa? Qual delas chamou mais sua atenção? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria