Como posso pintar azulejos?

0
1189

 

Por acaso os azulejos da sua área, do seu banheiro ou da sua cozinha estão velhos e desgastados e você não tem verba suficiente para trocar o revestimento? Pois que tal pintar esses azulejos, renovando o ambiente por um precinho bem camarada? Sem contar que o processo ainda é prático e rápido! Pronto para aprender a executar corretamente todas as etapas da pintura? Então confira agora mesmo nosso artigo e se prepare para colocar a mão na massa:

Escolha os produtos adequados

Antes de mais nada, não pense que basta comprar qualquer tinta comum para eliminar estampas antigas, dar fim às manchas e mudar a cor das cerâmicas! Para obter um acabamento perfeito, é necessário usar produtos específicos. O ideal é usar tinta epóxi. Essas tintas são fáceis de aplicar, oferecem boa cobertura e rendimento e, depois de secas, criam o filme protetor que tornam os azulejos bem resistentes a lavagens, sem correr o risco de desbotamento da cor. Ainda assim, depois da pintura, é indispensável evitar produtos abrasivos, como palhas de aço, esponjas rígidas e escovas de cerdas duras, ok? Lembrando que o cheiro da tinta epóxi monocomponente é mais suave e a variedade de tons é maior. Já as bicomponentes e as acrílicas contam com um odor mais intenso e fixam melhor na parede, sendo indicadas especialmente para espaços úmidos.

Defina o efeito que deseja obter

Existem duas técnicas básicas para se pintar azulejos, cada uma conseguindo como resultado um efeito diferente. A mais comum e mais simples muda a cor da superfície, mas mantém os relevos dos revestimentos e dos rejuntes visíveis. Já o outro método elimina os vestígios de azulejo e cerâmica, deixando a parede completamente lisa, parecida com a alvenaria tradicional. O que acha melhor?

Siga o passo a passo

Primeiramente limpe bem a superfície, usando água e detergente neutro, até que a sujeira e a gordura residual sejam completamente eliminadas. Se houver mofo, dê uma atenção especial. Quanto às eventuais falhas, preencha-as usando massa acrílica. Espere a secagem completa, pelo menos por um dia inteiro, para só depois preparar a tinta, seguindo as recomendações do rótulo. Passe a primeira demão e deixe secar. Vale ressaltar que esse tempo pode variar de produto para produto. Após a secagem, lixe suavemente a superfície e passe um pano limpo e seco para eliminar o pó. Aplique uma segunda demão e, se necessário, uma terceira. Se sua intenção for acabar com o relevo do azulejo, cubra a superfície com massa acrílica, nivele toda a área, espere secar e só depois realize a pintura. E prontinho!

Vale ressaltar que, para que a pintura fique bem feita, os azulejos devem estar inteiros e seus rejuntes devem estar uniformes e firmes na parede. E como o cheiro da tinta epóxi é bem forte, não se esqueça de usar uma boa máscara para realizar a pintura. Além disso, deixe as janelas e portas abertas, para o ar circular mais facilmente.

E então, pronto para arregaçar as mangas e dar uma cara totalmente nova aos azulejos da sua casa? Já sabe que técnica vai usar? Lembre-se de voltar aqui para nos contar sobre os resultados!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria