Tem um porão em casa? Confira 4 dicas para revitalizar o ambiente

0
2764

Ter um porão em casa é um luxo. Se nas tradicionais residências americanas ele é uma das principais características, no Brasil este ambiente não é lá muito comum. Se você é o feliz proprietário de um imóvel que conta com este espaço, ótimo! Apesar de muitas vezes ser destinada para ser um “cantinho da bagunça”, esta área tem muito potencial para se transformar em um dos locais mais especiais da casa.

Pessoas que têm porões têm que lidar com os mesmos problemas: eles costumam ser escuros, úmidos e difíceis de decorar. A boa notícia é que, com a iluminação certa, cores e atenção aos detalhes, o cômodo pode se tornar tão bonito e agradável quanto você pode desejar!

Independentemente da função que você quiser dar para o seu porão – despensa, escritório ou quarto de hóspedes – confira dicas nossas dicas para ajudá-lo a revitalizar o ambiente e torná-lo um espaço fundamental dentro da sua casa!

Considere a circulação de pessoas

Não são poucas as pessoas que consideram o porão um simples depósito de tralhas, ou seja, um lugar para guardar móveis que não servem mais e tudo aquilo que a família não tem a mínima ideia de onde colocar. Se você quer revitalizar o seu porão, o primeiro passo é aplicar no ambiente as mesmas regras que você usa nos outros espaços da sua casa: cada coisa tem o seu devido lugar. Considere sempre a circulação de pessoas na hora de arrumar os objetos.

Ilumine o espaço

A iluminação é um fator fundamental para tornar o seu porão um espaço agradável. Tetos baixos e apenas luz natural tendem a deixar o espaço escuro. A única maneira de resolver esta questão é fazendo um projeto para melhorar a luminosidade do local. Comece com as luzes do teto: luminárias embutidas costumam ser as melhores opções, levando em consideração o rebaixamento do teto, característica comum dos porões.

Se este não for o seu caso, você pode considerar ainda uma luminária pendente, para dar um toque de sofisticação ao ambiente. A escolha da lâmpada também desempenha papel importante: quanto mais clara, melhor. Além disso, atente-se para itens como piso e até mesmo os quadros que você usa no ambiente: quanto mais alegres e coloridos, mais eles ajudarão a iluminar o espaço.

Nada de teto em cores escuras

Ponto importante: não use cores escuras no teto para não dar uma sensação de opressão e deixar o ambiente pesado. Uma boa ideia é apostar em uma parede com um tom vibrante ou no bom e velho off-white para todas as paredes. Esta é uma excelente estratégia para fazer com que o teto pareça mais alto.

Atenção ao piso

Além de não usar cores escuras no teto e no chão – esqueça a tábua corrida de madeira! – é importante lançar mão de artifícios para dar mais cor ao ambiente. Tapetes são excelentes ferramentas neste sentido. Não escolha opções muito grandes – que vão de parede a parede – porque podem tornar o cômodo menor. Prefira os de tamanho médio ou pequeno, só para dar um toque de cor ao ambiente que é naturalmente escuro.

Não se esqueça: cor e luminosidade devem ser a duas palavras-chave quando o assunto é a revitalização do porão. Tenha com o cômodo o mesmo cuidado que você tem com os outros ambientes da sua casa e verá como tudo dará certo!

E aí, gostou das dicas? É um feliz proprietário de um porão em casa? Dedique-se ao processo de revitalizar seu espaço e volte para nos contar sua experiência na empreitada!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria