Plantas para jardim: como escolher as ideais para residência?

3
319

Para quem dispõe de um espaço em frente ou ao redor de casa, cultivar um jardim é muito compensador, pois nada como ver seu quintal lindo e florido. No entanto, tudo deve ser bem avaliado na hora de escolher as plantas ideais para aquele espaço. O tipo de jardim, o clima do local, os horários de sol e sombra: tudo isso deve ser levado em consideração na hora de planejar o jardim de sua casa.

No post de hoje, falaremos sobre diversas dicas de como escolher as plantas para jardim ideais para sua casa! Acompanhe!

Prefira plantas perenes

Vale ressaltar que as plantas para jardim perenes são perfeitas para serem cultivadas nos espaços residenciais. Isso se deve à longevidade dessas plantas, que mantêm por muito mais tempo suas folhas e flores, tornando o espaço mais encantador por um período maior. Por isso, opte pelas mais duráveis!

Avalie a localização

Cultivar um jardim depende de algum conhecimento prévio sobre as condições do local em que se pretende plantar, bem como as necessidades de cada planta. Confira o que deverá saber antes de colocar as mãos na massa:

Defina os espaços de que dispõe

Opte por locais em que não haja muito trânsito humano, bem como aqueles que não sejam acessíveis aos animais.

Analise a incidência do sol

Veja que horas o sol bate no local e se há sombra nesse ambiente, pois isso é muito importante na hora de escolher as plantas. Existem aquelas que necessitam de pouco sol e mais sombra, outras de muito sol e pouca sombra.

Verifique o clima da cidade onde mora

Há plantas que não resistem ao calor extremo, bem como existem aquelas que não resistem ao frio. Portanto, pesquise sobre as necessidades de cada uma delas.

Cheque se o local conta com solo fértil

Se o solo não for fértil, você vai precisar providenciar adubos e fertilizantes específicos.

Sempre que necessário, consulte um especialista para tirar algumas dúvidas que possam surgir.

Escolha as plantas para jardim certas

Para cultivar um jardim em sua casa, demos abaixo algumas opções de plantas simples de cuidar e que podem garantir um belo colorido.

Miosótis (Não te esqueças de mim)

Essa planta herbácea, conhecida também por “Não te esqueças de mim”, conta com flores azuis lindas, que enfeitam qualquer jardim. Possui ramagem diversificada de porte baixo, que chega de 30 a 40 cm de altura. Para cultivá-la, escolha um local de seu jardim que receba bastante luminosidade e o solo esteja muito bem fertilizado. Essa planta deve ser constantemente irrigada.

Margarida amarela (Rudbeckia hirta)

A margarida é apreciada pela maioria das pessoas. Ela floresce na primavera e no verão e conta com pétalas amarelo-ouro e miolo de coloração castanha a roxa. A margarida necessita para seu cultivo regas periódicas, bastante sol e solo rico em matéria orgânica.

Lavanda

Conhecida também como alfazema, a lavanda possui variadas espécies — como a lavanda francesa, espanhola, inglesa — e cada uma delas conta com características próprias. É uma planta muito aromática, que possui flores azuis ou roxas em forma de espiga, e o seu florescimento acontece sempre na primavera. Quanto ao cultivo, suas maiores exigências para que cresça forte e floresça é o solo bem irrigado e incidência de luz solar direta.

Cravina (Dianthus chinensis)

A Cravina é uma planta perene que deve ser cultivada em solo bem irrigado. Conta com uma flor que apresenta a coloração rosa fluorescente e ainda um perfume picante. É uma das flores mais cultivadas em jardins. Sua floração ocorre na primavera e exige muito sol. Atinge um tamanho de cerca de 17,5 centímetros de altura.

Jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi)

O jasmim-amarelo é fácil de ser cultivado e se multiplica facilmente. Desenvolve-se muito bem quando cultivado sob o sol e necessita de solo fértil com considerável teor de argila e matéria orgânica. A sua floração ocorre durante o ano todo.

Uma forma infalível é buscar orientação com profissionais, bem como em lojas especializadas. Dessa forma, fica bem mais fácil cultivar um jardim vistoso e florido!

Agora que você já sabe quais são as melhores plantas para jardim, aproveite para deixar também o interior mais colorido com essas 7 lindas plantas para ter dentro de casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.