Plantas em casa: aprenda a cultivar as charmosas suculentas

0
1294

Você sempre quis ter plantas em casa, mas não tem tempo para cultivá-las? Mora em apartamento e não tem muito espaço para um jardim? Pois saiba que as suculentas podem ser a solução que você busca para dar um toque de natureza à decoração da sua casa.

Essas plantas originárias das regiões desérticas da África e da Ásia são resistentes e necessitam de pouca água para viver. Além disso, são exóticas, possuem diversos formatos e tonalidades e estão na moda. Com essas características, são perfeitas para decorar qualquer ambiente, não é mesmo?

As suculentas ficam lindas, por exemplo, em uma parede de jardim vertical. Quer aprender a cultivar essas charmosas plantas sem esforço? Acompanhe o nosso post e veja que é muito mais fácil do que você imagina!

Faça suas próprias mudas das plantas em casa

Você pode comprar ou fazer mudas a partir das folhas de uma suculenta. Para isso, escolha e colete folhas bonitas e inteiras. Deixe-as secarem por um dia, para prevenir fungos. Em um recipiente, misture de forma uniforme uma parte de terra, uma parte de areia e outra parte de pedrinhas. Depois, coloque as folhas delicadamente sobre a terra e mantenha em um local iluminado e arejado. Não precisa regar na primeira semana.

As raízes demoram um pouco para crescer, mas, assim que aparecerem, transporte a suculenta para o vaso em que ela ficará definitivamente. Se for grande, você pode plantar mais de uma espécie de suculenta para dar um visual moderno e colorido. Coloque argila e manta bidim no fundo (que você encontra em casas de jardinagem) para criar um sistema de drenagem. Em seguida, é só preencher com terra adubada e finalizar com pedrinhas de jardinagem, cascas de pinus ou palha de arroz.

Tome cuidado com o excesso de água

Por serem originárias do deserto, as suculentas precisam de pouca água para sua manutenção, assim como os cactos. Por isso, utilize um conta-gotas para regá-las e faça isso a cada 10 dias, aproximadamente. Sempre verifique, porém, se a terra está úmida. Ela não pode ficar muito seca e nem encharcada, pois isso apodrece a raiz.

Para saber se o solo está úmido ou não, uma boa dica é colocar um palito de dente ou de churrasco. E a ideia é a mesma que checar se um bolo está pronto ou não: se o palito sair sujo de terra, o vaso ainda não está pronto para ser regado novamente.

Coloque-as em local que receba luz

A maioria das suculentas gosta de luz, portanto, primeiramente tente descobrir do que as espécies que você escolheu mais gostam. Para não errar, opte por um local que recebe bastante luz solar, próximo à janela, e vá testando.

Quando recebem pouca luz, essas plantas perdem o viço. Repare no tamanho da planta. Se ficar muito comprida, com folhas bem separadas e meio murchas, ela está precisando tomar um sol. Se isso acontecer, coloque-a para receber luz solar todas as manhãs que ela voltará ao seu formato natural. Planta saudável é planta compacta.

A blogueira Alice Saraiva, do Blog Jardim do Coração, gravou um vídeo dando dicas sobre o cultivo das suculentas. Se você ainda tem dúvidas, assista neste link.

E então, viu que com as suculentas é fácil cultivar plantas em casa? Se você gostou das nossas dicas, siga as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Twitter, Facebook, YouTube e Pinterest.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria