Planejando um jardim de inverno? Confira 3 dicas

0
2379

Montar um jardim de inverno é uma excelente maneira de trazer um toque de vida e natureza para dentro de casa. Este cantinho tão especial da residência dá um toque diferenciado à decoração, tornando o ambiente muito mais bonito e agradável. Em outras palavras, os jardins de inverno agregam frescor e ar puro às construções mais modernas.

Apesar deste tipo de jardim estar muito presente em projetos arquitetônicos de países com climas mais frios do que o nosso, no Brasil esta tendência já virou um hit em qualquer estação, independentemente do clima quente dos trópicos.

O jardim de inverno pode ser criado em espaços reduzidos no interior de casas e apartamentos, tornando-se a alternativa perfeita para trazer a natureza para perto mesmo sem ter uma área externa. Quer saber como criar o seu? Então vem conferir!

Para esclarecer: o que é um jardim de inverno?

Trata-se de um ambiente da área interna das residências. Ele é composto por plantas normalmente mais resistentes, porque apesar de receber o sol,  a incidência de luz e calor solar é menor. Os jardins de inverno são complementados com pedras, paredes de vidro, fontes de água e outros itens decorativos que dão charme ao local.

Estes jardins podem ser integrados às salas, ficar perto da varanda, nos corredores ou até mesmo embaixo da escada. A localização irá depender das condições do dono, das suas preferências pessoais e também do tamanho do espaço disponível.

1. Plantas mais indicadas

Jardim sem planta não é jardim! Escolher as espécies certas é fundamental para montar um jardim de inverno lindo e resistente à ação do tempo e do clima. Neste sentido, cumpre destacar que antúrios, begônias, lírios e orquídeas florescem divinamente nos ambientes fechados, ainda que o espaço seja pequeno. Então, na hora de decidir quais flores e folhagens plantar, aposte nessas quatro e garanta a longevidade do seu jardim.

Você pode investir também em um conjunto de vasos de plantas diversificadas, como por exemplo comigo-ninguém-pode, buchinhos,  pleomele, cactos, palmeira ráfis e zamioculca, uma planta decorativa muito resistente, que se desenvolve bem em ambientes fechados e escuros, além de demandar poucos cuidados. Anote estas dicas!

2. Decks e vidraças

Os decks de madeira dão um charme especial aos jardins de inverno. Este piso compõe muito bem com o verde das plantas, além de ser bastante durável. O deck pode ser montado com placas avulsas compradas em casas especializadas ou podem ser encomendados sob medida e instalados por profissionais.

Outro detalhe que faz toda diferença nos jardins de inverno é a parede de vidro. A transparência dá visibilidade de um ambiente para o outro e causa assim um efeito incrível. Ao mesclar o rústico com o moderno, as vidraças se unem ao verde das plantas em uma combinação realmente encantadora.

3. Artigos decorativos, acessórios e móveis

Na montagem do seu jardim de inverno, não abra mão dos artigos decorativos, como pedras, vasos de plantas e jardineiras. Os suportes para jardim vertical (parede viva) também podem te ajudar a criar uma atmosfera interessante para o local. Se o espaço for grande, um banco rústico pode complementar a decoração, compondo ainda mais o ambiente. Se o espaço for reduzido, no entanto, é melhor não exagerar!

No mais, se não houver um paisagista cuidando do seu projeto, não desanime! É muito fácil montar o jardim de inverno. Basta ter bom gosto e dedicação, além de sabedoria para fazer as escolhas certas. A propósito, não se esqueça de adquirir boas ferramentas e produtos (luva, regador, adubo, tesoura de poda e afins) para a montagem e manutenção do novo cantinho da sua casa. Bom trabalho e até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria